22 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Russa vive história de amor com o Brasil: “Tenho alma de carioca”

Olga Smirnova foi voluntária nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e agora ajuda brasileiros a conhecerem os pontos turísticos de São Petersburgo

Olga Smirnova, 30 anos, tornou-se uma das maiores promotoras da cultura brasileira na Rússia. “Eu digo que sou russa de nacionalidade, mas tenho alma de carioca”, conta ela. Guia de turismo em São Petersburgo, Olga tornou-se referência para brasileiros que buscam informações sobre a cidade durante a Copa do Mundo FIFA 2018. Apaixonada pelo Brasil, ela fala português perfeito e, durante a competição, está se sentindo praticamente em terras brasileiras.

“Os brasileiros me procuram pelo WhatsApp e grupos de Facebook. Minha agenda está lotada e eu agora passo os dias levando as pessoas para conhecerem os principais pontos turísticos da cidade. E olha, eu adoro! Me sinto muito bem entre eles. Tenho uma sensação de liberdade e sei que posso falar sobre qualquer assunto, sem qualquer restrição”, conta Olga, às gargalhadas.

Ela aprendeu amar o Brasil através de filmes, novelas e as aulas de português que estudou na universidade em São Petersburgo. A história de amor foi concretizada durante os Jogos Olímpicos de 2016. Olga foi voluntária durante a competição e teve a experiência de uma autêntica carioca. Ela ficou 30 dias no Rio, se hospedou com uma família local na zona sul da cidade, ajudou a comissão Síria a se deslocar na capital fluminense e, mesmo assim, ainda tinha tempo de ir à praia de manhã. “Como eu sinto falta de passar uns dias em uma cidade ensolarada e linda como o Rio”, relembra.

Na bagagem, a russa não trouxe apenas souvenires, mas, sim, a memória de uma cidade de beleza natural, de festas, além de uma relação duradoura com Ricardo e Lígia Kahn – casal que a hospedou em Copacabana. “Eu me senti parte da história durante os Jogos. São histórias que vou contar para meus netos”, diz ela. “E eu mantenho relação com minha família brasileira até hoje. Seguimos nos falando e eu voltei ao Rio em maio deste ano para o casamento da Suzana Khan (filha do casal), em Búzios (Região dos Lagos, no estado do Rio)”, conta.

Durante a última viagem, Olga ainda visitou amigos em São Paulo, mas considerou apenas duas semanas no Brasil pouco tempo. “Quando eu pego o avião de volta para a Rússia, já começo a planejar a próxima viagem”, diz. “O Brasil é um país tão grande, cheio de diversidade. Parece que conheço apenas 5%. Na próxima viagem, quero voltar ao Rio, visitar cidades próximas como Petrópolis, mas quero conhecer o restante do país. Sonho em ir a Amazônia, passear em Foz do Iguaçu, além de curtir Natal, que me contaram maravilhas”, completa.

O amor dela pelo Rio de Janeiro é compartilhado por seus compatriotas. A cidade é a porta de entrada para 83,9% dos russos que viajam ao Brasil. O país é considerado um destino turístico exótico, e, com a falta de sol e calor do dia a dia das grandes cidades russas, eles buscam as paisagens paradisíacas do Rio de Janeiro.

Felizes Por Natureza

As ações da Embratur na Rússia incluem o lançamento da campanha Happy By Nature (Felizes Por Natureza). As peças publicitárias estão expostas desde o dia 16 de junho. São 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil, além de mídia aeroportuária, ônibus plotado, ativações na cidade e muito conteúdo nas redes sociais.

As peças têm imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Entre as peças da campanha da Embratur, estão um vídeo-manifesto e um filme publicitário.

No dia 25 de junho, a Embratur realizou, em um dos maiores shoppings de Moscou, uma coletiva de imprensa para a grande mídia com a participação de 50 jornalistas nacionais e internacionais.

O ônibus de turismo plotado que circula por Moscou está envelopado com imagens do Brasil conforme o conteúdo da campanha da Embratur e circula pela cidade durante o mês do evento. No dia 26, o cantor Diogo Nogueira fez três apresentações (pocket shows) em alguns dos principais pontos turísticos da capital russa. O músico mostrou ao povo local e a turistas de outros países presentes à cidade o conceito de “brasilidade” com um dos ritmos icônicos do país: o samba.

A página da campanha tem todo o conteúdo em inglês, espanhol e português. O endereço é: happybynature.visitbrasil.com.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles