DUBAI, Emirados Árabes Unidos , 12 de novembro de 2025: Quando o Dubai Airshow abrir suas portas em 17 de novembro, por trás das incríveis aeronaves em exposição e dos negócios bilionários estará uma operação igualmente impressionante: a missão culinária da Emirates Flight Catering (EKFC) de combinar escala extraordinária com precisão.
A EKFC, fornecedora oficial de refeições do Dubai Airshow 2025, está se preparando para servir mais de 300.000 refeições a um público diversificado, incluindo executivos da aviação e aeroespacial, ministros de governo, delegações militares, profissionais do setor, convidados e visitantes de mais de 98 países.
Essa façanha exigiu a construção de duas cozinhas centrais completas do zero, a contratação de quase 2.600 funcionários e o fornecimento de refeições para mais de 150 chalés, pavilhões rurais e estandes de exposição, com uma culinária tão diversificada quanto a própria comunidade global da aviação e aeroespacial.
A dimensão é significativa. Mais de 35.000 refeições já foram reservadas para chalés e pavilhões rurais, 74 estagiários foram recrutados de instituições de hotelaria de prestígio e a infraestrutura necessária no local foi construída em menos de duas semanas.
Mas a escala é apenas parte da história. Ao internalizar todo o serviço de catering, o EKFC garante qualidade consistente e flexibilidade para se adaptar rapidamente a qualquer solicitação.
Shahreyar Nawabi, CEO da Emirates Flight Catering, afirmou : “No próximo Dubai Airshow 2025, o foco da EKFC será demonstrar o que é possível quando se combina a expertise em catering aéreo com a execução em grande escala para eventos. Nossa diversidade de talentos culinários nos permite oferecer, de forma autêntica, qualquer culinária, desde pratos franceses, do Oriente Médio e indianos até russos, chineses e japoneses, entre muitos outros. Nossa equipe de chefs qualificados e experientes não apenas entende as receitas, mas também as nuances culturais e as preferências de convidados de quase 100 países.”
Reunimos uma equipe robusta de profissionais e estagiários bem treinados das melhores instituições de hotelaria e construímos duas cozinhas centrais completas no local, apoiadas pela capacidade de 150.000 refeições diárias de nossa unidade no Dubai World Central. Essa combinação de talento culinário, infraestrutura construída especificamente para esse fim e investimento estratégico representa a excelência operacional pronta para ser testada e comprovada em uma escala sem precedentes.”
Construindo do zero
A EKFC concluiu a construção de duas grandes cozinhas centrais estrategicamente posicionadas entre o pavilhão de exposições e os chalés, para garantir a prestação de serviços otimizada em todo o extenso recinto do evento. As instalações da EKFC no Dubai Airshow incluem câmaras frigoríficas, áreas de lavagem de louça, armazenamento dedicado, fornecimento de energia independente e zonas refrigeradas especializadas para pastelaria, operações de cozinha fria e produção da cozinha central.
A EKFC também instalou infraestrutura para a equipe, incluindo refeitórios, instalações de check-in, tendas de apoio, centros de distribuição de uniformes e áreas de descanso. Tudo foi construído do zero, com a construção começando no final de outubro e concluída em aproximadamente duas semanas, graças a um planejamento meticuloso. Uma semana antes do início do show aéreo, toda a operação será testada sob pressão com um ensaio geral para garantir uma execução impecável.
A logística entre as instalações do EKFC no DWC, localizadas logo atrás do local do show aéreo, e as operações no local do show aéreo foi otimizada, com scanners de segurança e recursos de acesso à área restrita já implementados para garantir operações seguras e eficientes durante todo o evento.
Sabores do mundo todo, feitos sob encomenda.
No Dubai Airshow, o EKFC oferecerá culinária autêntica em grande escala, com total flexibilidade no cardápio. Os chefs e especialistas culinários do EKFC serão alocados de acordo com as necessidades de cada pavilhão. E a lista de opções gastronômicas é como uma volta ao mundo: bochechas de boi braseadas em molho de trufa negra, elaborados mezze do Oriente Médio complementando o kebab de cordeiro kofta, lagosta tandoori dos Emirados Árabes Unidos com arroz de açafrão, kormas de frango com pistache indianos, pratos chineses preparados no wok, e a lista continua.
Os pavilhões de exposições receberão serviço sob demanda com pedidos em cestas, doces frescos e catering personalizado que responde às necessidades em tempo real, em vez de menus predefinidos. Essa flexibilidade deriva diretamente da experiência da EKFC em catering aéreo, onde a compreensão de diversos gostos, preferências culturais e necessidades dietéticas constitui a base das operações diárias da companhia aérea e de seus menus regionais exclusivos.
A EKFC firmou parceria com marcas líderes, incluindo diversos conceitos sediados nos Emirados Árabes Unidos, para oferecer sete experiências gastronômicas distintas aos participantes do Dubai Airshow: Origami (culinária japonesa), Onda (café premium), Yann Couvreur Pastry & Barista Experience, Dibba Oyster Bar (com destaque para produtores locais de Fujairah), um lounge próprio dedicado ao salmão e ao caviar, Bustanica Salad Bar (com opções no estilo poke bowl) e um espaço dedicado ao churrasco do Oriente Médio e da culinária persa. A Emirates Leisure Retail (ELR), subsidiária do Emirates Group, estará presente no local, operando um café Costa Coffee e um espaço com food trucks na área SkyView do evento.
Desenvolver a capacidade da força de trabalho
A EKFC recrutou 74 estagiários, incluindo cidadãos dos Emirados Árabes Unidos, de instituições renomadas de hotelaria e turismo, como GLION Switzerland, EHL Lausanne, Swiss Education Group, Bukhara State University Uzbekistan, Dubai College of Tourism, Ajman University, Les Roches Abu Dhabi, Zayed University e NEST College UAE.
Os estagiários participaram de um programa de seis meses com treinamento cultural e colocarão esse conhecimento em prática não apenas na área de hotelaria, mas também em finanças, recursos humanos, vendas e operações de eventos.
A alocação de pessoal da EKFC foi um esforço coordenado que aproveita toda a força da organização. Isso inclui 1.800 funcionários que formam a equipe principal, complementados por 500 pessoas do DWTC, 280 membros da equipe das cozinhas e lounges da Emirates e suporte de todos os departamentos da EKFC.
Os funcionários da EKFC usarão um uniforme azul cobalto personalizado, desenhado exclusivamente para o Dubai Airshow, rompendo com a paleta de cores vermelha e preta da empresa.
Iniciativas de redução de resíduos
Com foco na redução de resíduos e no uso mais consciente dos recursos, o EKFC eliminou as garrafas de plástico em todas as suas operações no Dubai Airshow, utilizando vidro em seu lugar e implementando sistemas de reciclagem.
Diariamente, as sobras de comida serão compostadas ou doadas a um banco de alimentos através da Prefeitura de Dubai, com o EKFC empenhado em minimizar o desperdício durante todo o evento. O EKFC também prioriza o uso de produtos locais sempre que possível, estabelecendo parcerias com fornecedores como a Dibba Oysters e a Mai Dubai para apoiar os negócios da região.
Para obter mais informações sobre os serviços de catering aéreo da Emirates, visite: https://www.emiratesflightcatering.com/







