25.3 C
São Paulo
quarta-feira, novembro 12, 2025
spot_img

Cinco cantinhos pouco conhecidos na Cidade do México

Cheia de cultura e história, a capital mexicana tem passeios surpreendentes que estão fora da rota turística

Mais de 22 milhões de pessoas se distribuem pelas ruas, avenidas, becos e vielas de uma das maiores cidades do mundo: a Cidade do México. Dada sua magnitude, é fácil se perder entre as cores, os aromas e os ritmos que vêm atraindo cada vez mais turistas nos últimos anos. De acordo com a Secretaria de Turismo do México, somente nos primeiros seis meses de 2025 o país recebeu mais de 11 milhões de turistas estrangeiros – e boa parte deles desembarca na capital.

Esse interesse tem uma razão de ser: esta cidade é um dos centros culturais, históricos, gastronômicos e comerciais mais importantes da América Latina. A partir dela é possível conhecer uma infinidade de atrações turísticas que revelam, passo a passo, a alma mexicana.

Bares, restaurantes e barracas de comida de rua se misturam e oferecem muitas opções a quem quer aproveitar a rica gastronomia local, temperada com muito chilli e outras especiarias que tornaram o México famoso em todo o mundo. Atualmente, o lugar é reconhecido até pelos guias gastronômicos mais exigentes do planeta. Nada menos que 39 restaurantes são mencionados no Guia Michelin nas categorias uma, duas estrelas ou Bib Gourmand.

Os investimentos em mobilidade urbana também contribuem para uma experiência agradável. Os passageiros podem optar por trólebus, trem leve, metrô, metrobús, Ecobici, Cablebús e um trem interurbano México – Toluca. Para usar a rede, basta adquirir o cartão de Mobilidade Integrada nas bilheterias do metrô e recarregá-lo conforme a necessidade.

Com tamanha variedade de atrações, para quem gosta de explorar lugares mais tranquilos também há experiências vibrantes e cheias de descobertas incríveis em cada canto. Estes são seis destaques, nesse sentido.

Jardim Botânico

Com 300 espécies de plantas e um orquidário de 500 m², o Jardim Botânico de Chapultepec é um oásis no meio da cidade. Está situado dentro do Bosque de Chapultepec, perto de outras atrações turísticas, como o Museu Nacional de Antropologia, o Museu de Arte Moderna e o Museu Nacional de História – Castelo de Chapultepec. Além disso, sempre há oficinas infantis acontecendo, por isso vale ficar atento às redes sociais do Bosque de Chapultepec. O jardim abre de terça a domingo, das 9h às 16h, e a entrada é gratuita.

Colonia San Rafael

No coração da capital está a Colonia San Rafael, um bairro que ainda conserva ares antigos. Sua fundação remonta a 1891, como uma extensão da Colonia de los Arquitectos, de 1859. Grande parte de seus edifícios originais, com todo o encanto e beleza, continua ali – testemunhos de um tempo que parece correr em outro ritmo. Há casas pequenas e modestas, e outras grandes e luxuosas. No bairro estão igrejas, teatros, antigos hotéis e até um cinema, que infelizmente acabou abandonado. Passear por suas ruas pode ser um programa surpreendente para turistas que buscam conhecer o passado da Cidade do México e também sua gastronomia rica, já que há muitos restaurantes e cafeterias.

Mercado de San Juan

Um dos mais antigos do México, o Mercado de San Juan é um desses lugares que têm de tudo. Desde carnes mais conhecidas, como coelho e cabrito, até as mais exóticas, como iguana, crocodilo e até leão (sim, lá vendem carne de leão de criadouro), todas podem ser encontradas entre os corredores desse cantinho da capital. Mas o mercado não vive apenas de grandes animais. Também há à venda vermes, insetos, aves, peixes, frutas, verduras e queijos, numa mistura que agrada gregos, troianos e quem mais aparecer, de qualquer origem. Fica na rua Ernesto Pugibet, entre José María Marroquí e Luis Moya.

Livros, livros, livros

Aqui vão duas recomendações em uma. A primeira é a Biblioteca Miguel Lerdo de Tejada, localizada no centro da cidade (República de El Salvador, nº 49). Por fora, pode parecer apenas mais um edifício histórico – embora a construção seja impressionante -, mas em seu interior espera pelos visitantes um universo com imensos murais do artista soviético-mexicano Vladimir Kibálchich Russakov, mais conhecido como Vlady. Seu acervo se concentra principalmente em obras sobre economia.

A segunda recomendação é a rua Donceles, que abriga uma série de livrarias e sebos. A maior delas é a Librería Regia (Donceles, nº 48), com mais de um milhão de obras. Quem gosta de boas vistas vai se encantar com a Librería Porrúa (República de Argentina, nº 17), cujo terraço abriga um bar com vista para a cidade.

As chinampas de Xochimilco

Fora do agito da cidade, ao sul da capital, estão as chinampas de Xochimilco. As chinampas são ilhas artificiais construídas sobre um lago, criadas para serem áreas de cultivo. A técnica foi desenvolvida pelos astecas e a palavra chinampa vem da língua náuatle. Atualmente, é possível visitar os canais de Xochimilco e trabalhar nos cultivos que ainda se mantêm. Uma experiência recomendada é com a Arca Tierra, que oferece diversos roteiros – um deles para apreciar o nascer do sol, com um menu de alimentos completamente baseado na cultura das chinampas. Também é possível participar da colheita de espigas de milho em uma chinampa em processo de restauração (disponível em alguns meses do ano) ou da experiência “chinampa em família”, que inclui um brunch à base de milho crioulo, além de atividades e dinâmicas agroecológicas desenvolvidas especialmente para crianças.

Onde se hospedar

Quanto à hospedagem, a rede hoteleira também vem crescendo e se diversificando, com opções que vão das mais simples às mais sofisticadas. Um destaque da cidade é o NH Collection Mexico City Centro Histórico, estrategicamente localizado no coração da capital, oferecendo a opção perfeita de hospedagem para quem deseja combinar conforto, design e acesso privilegiado às principais atrações culturais do Centro Histórico. “A Cidade do México recebe turistas dos mais variados perfis, e isso se reflete na oferta hoteleira local, que conta com opções que se ajustam às necessidades de todo tipo de hóspede. Nós, particularmente, costumamos receber tanto viajantes de negócios quanto famílias e turistas que querem mergulhar na cultura e na história da capital”, destaca o diretor-geral do NH Collection Mexico City Centro Histórico, Christian Cortés Lorenzo.

Sobre o NH Collection Hotels & Resorts:

NH Collection é a marca upper-upscale da Minor Hotels, que se destaca por seus hotéis únicos e emblemáticos nas principais cidades da Europa, América e Oriente Médio. Com base na proposta de valor premium da rede, esses hotéis preservam seu caráter local para inspirar e cativar seus hóspedes. Esforçando-se para ir além do ordinário, os hotéis NH Collection são cuidadosamente projetados para aqueles que desejam aproveitar ao máximo suas estadias e viver momentos realmente extraordinários por meio de experiências únicas, criativas e inovadoras.

Nos hotéis NH Collection, a equipe presta máxima atenção aos detalhes, garantindo que os hóspedes desfrutem de experiências extraordinárias e serviço personalizado. Seja para viagens de negócios ou lazer, ou para aqueles que buscam momentos de relaxamento, os hotéis NH Collection oferecem espaços inspiradores, versáteis e estimulantes para seu desfrute.

Sobre a Minor Hotels

A Minor Hotels é líder global no setor de hospitalidade, com mais de 640* hotéis, resorts e residências de marca em 59 países. O grupo projeta experiências inovadoras e enriquecedoras por meio de suas marcas hoteleiras – Anantara, Elewana Collection, The Wolseley Hotels, Tivoli, Minor Reserve Collection, NH Collection, nhow, Avani, Colbert Collection, NH, Oaks e iStay – , além de um portfólio diverso de restaurantes e bares, experiências de viagem e marcas de spa e wellness. Com mais de quatro décadas de experiência, a Minor Hotels constrói marcas sólidas, cultiva parcerias duradouras e promove o sucesso empresarial focando sempre no que mais importa para seus hóspedes, colaboradores e parceiros.

A Minor Hotels é membro da Global Hotel Alliance (GHA) e reconhece seus hóspedes por meio de um programa de fidelização unificado, Minor DISCOVERY, que faz parte da GHA DISCOVERY.

Descubra nosso mundo em minorhotels.com e conecte-se com a Minor Hotels no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

*O número de hotéis inclui tanto as propriedades operacionais quanto os projetos confirmados em propriedade, joint ventures, e acordos de lease e gestão.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias