Comunicadores de alto impacto na China farão uma jornada imersiva por São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.
12/11/2025 – Reconhecida como um dos maiores emissores de turistas do mundo, a China é hoje um mercado estratégico para o turismo brasileiro. De olho nesse público, a Embratur promove o projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025, em parceria com a China International Communications Group for the Americas (CICG Américas) e a Lipe Travel Hub, trazendo ao Brasil sete comunicadores de alto impacto junto ao público chinês.
Entre segunda-feira (10) e terça-feira (18), influenciadores digitais e jornalistas chineses participam de uma jornada imersiva por São Paulo, Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro, vivenciando experiências que destacam a diversidade, a sustentabilidade e a hospitalidade do Brasil.
A ação, voltada a aproximar os dois países por meio do turismo, da cultura e da comunicação, faz parte da estratégia da Agência para posicionar o País como destino prioritário nos mercados internacionais, utilizando o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e de fortalecimento das relações bilaterais.
“Mais do que uma ação de promoção turística, esta iniciativa é um símbolo da amizade e da cooperação entre os países. A aproximação com a China representa um avanço fundamental para a internacionalização do turismo brasileiro, com impactos diretos na economia e na imagem do Brasil no exterior”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Influenciadores e jornalistas chineses
A press trip contará com sete convidados da China, sendo quatro influenciadores digitais (KOLs), selecionados pela CICG, e três representantes da própria CICG e pela Lipe Travel Hub. Os participantes produzirão vídeos, postagens e reportagens que serão veiculados em plataformas chinesas como Weibo, Douyin (TikTok chinês), Xiaohongshu e WeChat, ampliando a visibilidade do Brasil junto ao público daquele país.
Fortalecimento das relações
O Connecting Cultures reflete o fortalecimento das relações diplomáticas e culturais entre Brasil e China, em um momento estratégico para consolidar o país como destino sustentável, diverso e inovador no cenário global.
Além de gerar conteúdo digital em mandarim, a iniciativa promoverá cobertura espontânea na mídia chinesa, especialmente por meio dos canais oficiais da CICG, que mantém veículos influentes como China Today, Beijing Review e China Pictorial, alcançando milhões de leitores e seguidores.
Feel Brasil no roteiro
A experiência passa por São Paulo capital, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Rio de Janeiro. A jornada inclui diversas atividades. Entre elas estão experiências do Feel Brasil, iniciativa da Embratur, em parceria com o Sebrae, que traz 101 experiências, em 61 municípios, de 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.
Mercado chinês
A press trip se soma a outras iniciativas da Embratur no mercado chinês, como a participação na ITB China, o lançamento da plataforma Visit Brasil em mandarim e novas parcerias de comunicação voltadas a promover o país em um dos maiores mercados emissores de turistas do mundo.
De acordo com estudos recentes da GlobalData, a China registrou 162 milhões de viagens internacionais em 2024, e esse número pode chegar a 310 milhões até 2040. Com alto poder de gasto e crescente interesse por destinos sustentáveis, culturais e de natureza, o turista chinês representa uma oportunidade estratégica para o Brasil.
Com o Connecting Cultures: Brasil–China 2025, a Embratur reforça seu compromisso em promover o Brasil de forma autêntica, responsável e inovadora, conectando culturas e consolidando o turismo como ponte de diálogo e desenvolvimento entre as nações.






