A ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da fauna e flora das florestas de todo o mundo
O Ministério do Turismo deu início, nesta segunda-feira (10/11), à programação oficial do seu estande institucional na Zona Verde da COP30, em Belém (PA). A abertura foi marcada por uma ação simbólica que apresentou aos visitantes da cúpula a riqueza e a diversidade da Amazônia: a chegada do ministro Celso Sabino ao lado da mascote oficial do evento, o Curupira – figura do folclore brasileiro reconhecida como guardião da floresta.
O ministro fez o trajeto entre as zonas Azul e Verde a bordo de um dos ônibus do projeto de city tour, desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Turismo. No percurso até a Green Zone, 30 monitores da escola acompanharam Sabino e o Curupira, que foram recebidos por representações de animais típicos do bioma amazônico, reforçando a conexão entre natureza, cultura e sustentabilidade. A ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da fauna e flora das florestas de todo o mundo, destacando o papel do turismo sustentável como ferramenta de conscientização ambiental.
“A Amazônia é símbolo da força do nosso povo e do compromisso do Brasil com a preservação ambiental. Queremos que cada visitante da COP30 sinta a energia desse bioma e entenda que o turismo sustentável é um caminho eficaz para garantir desenvolvimento e proteção da floresta”, afirmou o ministro Celso Sabino.
A iniciativa marcou o início das atividades do estande “Conheça o Brasil”, que será palco de uma série de painéis, ativações e lançamentos que reafirmam o compromisso do país com um turismo sustentável, inclusivo e de baixo carbono. O primeiro dia de atividades foi inteiramente dedicado à Amazônia, destacando a diversidade cultural e a força das comunidades tradicionais.
INTERATIVIDADE – Instalado dentro da Green Zone – espaço aberto ao público e dedicado à sociedade civil, inovação e cultura –, conta com uma estrutura moderna e interativa, que inclui um estúdio para transmissões ao vivo e gravações de um videocast que será disponibilizado no canal do Youtube do Ministério do Turismo.
O programa trará entrevistas, conversas e debates com especialistas, gestores e representantes do setor, ampliando o diálogo sobre os desafios e as oportunidades de um turismo conectado à agenda climática global.
A programação também inclui o funcionamento do Auditório Carimbó, onde serão realizados debates com especialistas sobre temas essenciais para o futuro do setor, como turismo regenerativo, financiamento climático, justiça ambiental e valorização de comunidades tradicionais.
Ao longo da semana, o ministério promoverá ainda o lançamento de produtos estratégicos voltados à adaptação climática do turismo brasileiro, como a Trilha Amazônia Atlântica, o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série “Pelos Rios da Amazônia” e o Plano de Adaptação Climática do Turismo.
CITY TOUR E QUALIFICAÇÃO – O City Tour COP30 é uma das ações de destaque do Ministério do Turismo durante a conferência, com o objetivo de apresentar aos visitantes e delegações os principais pontos turísticos e culturais de Belém, conectando a experiência urbana à preservação ambiental. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Turismo e integra o legado de qualificação e promoção do turismo sustentável no país.
Os roteiros contam com a participação de estudantes e monitores capacitados, que atuam como guias during os deslocamentos entre os espaços da COP30, compartilhando informações sobre a história, a cultura e a biodiversidade da Amazônia.
CATÁLOGO DE EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS – Para guiar os visitantes nacionais e internacionais por uma jornada pelo Brasil, o Ministério do Turismo lançou o Catálogo de Experiências Turísticas “Conheça o Brasil – Edição Especial COP30”. O catálogo está disponível, em inglês e português, nas InfoZones espalhadas por Belém, no Espaço “Conheça o Brasil” do Ministério do Turismo, na Green Zone da COP30, e também no Portal do MTur.
A publicação reúne mais de 100 experiências cuidadosamente selecionadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com foco em apresentar um ecossistema turístico plural, inovador e alinhado aos pilares da cúpula climática: conservação ambiental, justiça climática e sustentabilidade.
Confira AQUI a publicação.
MASCOTE DA FLORESTA – Uma das figuras mais icônicas do folclore amazônico, o Curupira tem a missão de proteger a floresta. Escolhido como símbolo oficial da COP30, o mascote desembarcou em Belém no último dia 5 e, desde então, tem cumprido uma agenda cheia de compromissos.
Antes da abertura oficial da COP30, o Curupira conheceu o Aeroporto Internacional de Belém e visitou o Porto de Outeiro, para conferir de perto os cruzeiros MSC Seaview e Costa Diadema, que servirão de hospedagem. Agora, ele participa das atividades na Green Zone, onde ajudou a inaugurar o estande do Ministério do Turismo, que segue com intensa programação em prol do Turismo Sustentável até o final do evento da ONU.
Por Paula Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo






