Instituto Fênix é o quarto parceiro do programa Segundo Voo no Brasil, que desde 2022 já reaproveitou mais de 80 toneladas de tecidos transformados em mais de 37 mil produtos
Primeira remessa do material processado pelo Instituto Fênix já deu origem a 200 bolsinhas porta cabos, distribuídas aos passageiros em voo na rota Guarulhos–Belém
São Paulo, 11 de novembro de 2025 – A LATAM Brasil, apoiadora da COP 30, firmou em Belém (PA) uma parceria com o Instituto Fênix, organização social localizada no bairro do Jurunas da capital paraense e que atua na capacitação e geração de renda para mulheres por meio da costura e da economia solidária. O Instituto passa a integrar o programa Segundo Voo, iniciativa da LATAM voltada à reutilização criativa de materiais e à redução do impacto ambiental da operação da companhia aérea.
Nesta primeira etapa, 1,5 tonelada de uniformes fora de uso foi doada a Instituto Fênix para ser transformada em novos produtos. A primeira remessa de material reaproveitado deu origem, entre outros itens, a 200 bolsinhas porta cabos, distribuídas aos passageiros do voo da LATAM para a COP 30, que partiu de Guarulhos rumo a Belém em 7 de novembro.
“É uma grande satisfação ver o programa Segundo Voo ganhando novas asas na região Norte, em um momento tão simbólico para o Brasil e para a agenda climática global. Transformar o que antes era resíduo em oportunidade social e ambiental reforça nosso compromisso com uma aviação mais sustentável e com o desenvolvimento regional”, afirma Raquel Argentino, Head de Sustentabilidade e Impacto Social da LATAM Brasil.
Além da produção artesanal com tecidos reaproveitados, o Instituto Fênix realiza ações sociais junto à comunidade local, como doações de marmitas, bazares solidários e campanhas de arrecadação de alimentos. A parceria com a LATAM amplia o alcance dessas iniciativas e fortalece o protagonismo feminino em Belém.
“O Projeto Segundo Voo da LATAM aterrissou no Instituto Fênix em um momento oportuno, pois sempre nos preocupamos com o desperdício, assim como o descarte de todo e qualquer material que não fosse mais utilizado. Ao sabermos que iríamos produzir um brinde com material têxtil usado, que serviu antes como um uniforme, cujo a produção do brinde iria gerar renda e contribuir para que mulheres do Instituto saíssem da situação de vulnerabilidade financeira e social, foi o ápice, especialmente em tempos de COP 30”, afirma Ana Cláudia Conceição, Presidente do Instituto Fênix.
ECONOMIA CIRCULAR E VALOR COMPARTILHADO
O Segundo Voo é um dos programas que integram o pilar de Economia Circular da estratégia de sustentabilidade do grupo LATAM. O objetivo é transformar tecidos e materiais fora de uso em novos produtos por meio do upcycling, e promover a economia circular e geração de renda em comunidades parceiras.
No Brasil, o programa mantém parcerias em quatro regiões do país:
- Costurando Sonhos (SP)
- Revoada (RS)
- Roda (PE)
- Instituto Fênix (PA)
Desde o início do programa, em 2022, já foram reaproveitadas mais de 80 toneladas de tecidos, transformados em mais de 37 mil produtos — como mochilas, estojos e brindes distribuídos em eventos e ações da companhia. As iniciativas reforçam o compromisso da LATAM em integrar sustentabilidade, inclusão social e impacto positivo nas comunidades.
O programa Segundo Voo integra a estratégia global de sustentabilidade da companhia, reconhecida pelo Sustainability Yearbook 2024 da S&P Global, que classificou o grupo LATAM como a companhia aérea mais sustentável das Américas.
LATAM NA COP 30
A LATAM é apoiadora da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e patrocinadora da Sustainable Business COP (SB COP), iniciativa global liderada pela CNI. Durante o evento, a companhia apresenta sua agenda de painéis e projetos voltados à descarbonização da aviação, à inovação em combustíveis sustentáveis (SAF) e ao desenvolvimento regional da Amazônia.
Entre as ações em Belém, a LATAM também ampliou sua malha aérea em 65% no período da conferência, apoiou o deslocamento de povos originários e lançou o Guia de Turismo Sustentável da Região Norte, em parceria com a Amcham Brasil e a Embratur.
Material reaproveitado já deu origem, entre outros itens, a 200 bolsinhas porta cabos, distribuídas aos passageiros de voo na rota Guarulhos-Belém. (Crédito: Divulgação LATAM)
Costureiras do Instituto Fênix de Belém (PA) com brindes transformados a partir de uniformes antigos da companhia (Crédito: Divulgação LATAM)
Costureiras do Instituto Fênix de Belém (PA) com brindes transformados a partir de uniformes antigos da companhia (Crédito: Divulgação LATAM)
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.






