Estratégia reforça como tecnologia de ponta, frota e capilaridade simplificam as jornadas de turismo e viagens em família
A Localiza, líder em aluguel de carros na América Latina, lança sua nova campanha “Simplifica e vai!”. Com o objetivo de reforçar os atributos de simplicidade, praticidade e encantamento, a comunicação destaca como a locadora é a parceira ideal para descomplicar as viagens dos brasileiros.
A primeira fase da campanha, que estreia este mês, concentra-se nas ocasiões de Turismo e Viagens em Família. Os vídeos ainda destacam os diferenciais da marca, como tecnologia de ponta em toda a jornada de uso.
Em um formato inovador para a categoria, os filmes e peças principais são construídos em animação, usando um tom leve e simpático para demonstrar como a Localiza simplifica a jornada do cliente. Para tanto, abordam situações cotidianas, tais como a de um padrinho de casamento que viaja até o local da cerimônia e é responsável por garantir que as alianças do casal cheguem ao destino; sem surpresas ou complicações.
Estratégia baseada em dados e tecnologia
A construção da campanha “Simplifica e vai!” é resultado direto de uma extensa pesquisa realizada pela Localiza com sua própria base de clientes. O estudo foi fundamental para identificar os principais diferenciais da Companhia — que a consolidam como Top of Mind e líder em avaliações positivas, como o “Prêmio Reclame Aqui”.
O levantamento revelou que os clientes priorizam conforto, praticidade, liberdade e segurança. Assim, o storytelling da campanha foi desenhado para endereçar exatamente esses pilares, mostrando como a Localiza “simplifica” a experiência de alugar um carro.
A narrativa do “simplificar” é fortalecida pelos diferenciais que só a Localiza oferece, como o mix de modelos para todas as necessidades, a opção de aluguel mensal, a maior capilaridade do país e a jornada mais digitalizada do mercado. A escolha pela animação, por sua vez, não é apenas estética: ela serve para destacar a inovação e a tecnologia como aliadas na construção de uma experiência de excelência.
Entre as inovações que facilitam a vida do cliente, destacam-se:
- FAST – Retirada Digital: A expansão da solução que permite ao cliente realizar toda a jornada de locação de forma digital, desde a reserva até a abertura do carro pelo aplicativo, sem passar pelo balcão e sem filas.
- Evolução do App: O aplicativo Localiza permite ao cliente reservar e retirar o carro, tudo pelo smartphone.
- Pagamento via PIX: Mais uma facilidade que simplifica o processo e traz maior liberdade para os clientes poderem alugar seu carro.
- Liza: A assistente virtual baseada em IA Generativa, que atende 24/7 com linguagem humanizada, seguindo o “Jeito L&CO”.
Inspirando novas jornadas
A primeira etapa da campanha é direcionada aos consumidores que pretendem viajar a lazer ou a trabalho nos próximos meses e visa posicionar a Localiza como a opção preferencial, seja para viagens feitas 100% com o carro — oferecendo liberdade de horários e bagagem para toda a família — ou para complementar as jornadas feitas por meio de outros modais de transporte.
“A campanha ‘Simplifica e vai!’ nasce de uma escuta atenta aos nossos clientes”, explica Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza&Co. “Entendemos, por meio de conversa muito próxima e constante com as pessoas, que a jornada é tão transformadora quanto o destino, e que nosso papel é remover complexidades. O cliente quer conforto, liberdade e segurança de forma descomplicada. A campanha, com seu formato leve de animação, mostra exatamente como a Localiza usa tecnologia de ponta, como o FAST Retirada Digital e nossa IA Liza, para entregar uma experiência simples e encantadora, permitindo que as pessoas foquem no que realmente importa: viver momentos únicos em suas viagens.”
O filme principal da campanha pode ser assistido neste link.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: Simplifica e Vai
AGÊNCIA: Maloca73
CLIENTE: RAC
PRODUÇÃO: Maloca73, Marketing Localiza e Criatura Estúdio.
DIRETORIA DE MARCA: Tatiana Rocha
DIRETORIA DE MARKETING DIGITAL: Ricardo Borges
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Rodrigo Spotorno
COORD. DE CRIAÇÃO E PLANEJAMENTO: Rui Tofani
COORD. DE PROJETOS: Vanessa Maraísa
ATENDIMENTO: Alessandra Godinho
PLANEJAMENTO: Bárbara Monteiro e Giovanna Bayara
DIREÇÃO DE ARTE: Matheus Carvalho, Fernando Agostini, Marcelo Gaudioso
REDAÇÃO: Rodrigo Vieira
MOTION DESIGN: Marco Oliveira, Diogo Sousa
CONTEÚDO: Júlia Resende, Lorena Mazzieiro, Ana Vitorino
MÍDIA: Júlia Resende, Elaine Neves, Isabelle Costa e Ludmila Rocha
PERFORMANCE: Bruno Marques, Naiara Batista, Lucas Alves e Marcelle Gouveia
BRANDING E PUBLICIDADE: Júlia Resende, Iane Sena, Ana Luisa Rezende, Luciana Mantovani e Kathleen Moreira
COM. CORPORATIVA E RP: Gustavo Monteiro e InPress Porter Novelli
TRADE MARKETING: Larissa Cafaggi, Jhosiany Rodriguez e Mariana Moises
CRM: Mônica Moreira, Carlos Yanguas, João Lucas Silva e Nathalia Freitas
PESQUISA: Fábio Roberto, Ludmylla Freitas e Laura Matos
APROVAÇÃO / CLIENTE / GERÊNCIA DE MARKETING PRODUTO: Lorenna Ramos e Marcella Naves
Sobre a Localiza&Co
Somos uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação, sempre com o foco na geração de valor e com visão de longo prazo.
Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como líder de mercado, sendo hoje uma das 25 marcas mais valiosas do país. O compromisso em superar as expectativas dos clientes, aliado à excelência operacional, permite à Companhia oferecer uma variada gama de soluções de mobilidade por meio de mais de 900 pontos físicos de atendimento ao cliente, distribuídos em 7 países da América Latina, além da forte presença digital.






