25.4 C
São Paulo
sábado, novembro 8, 2025
spot_img

Em webinar comemorativo, Embratur debate afroturismo como eixo central da promoção internacional

Com título “Afroturismo é o nosso destino”, evento online acontece nesta terça (11) e marca início das ações de 60 anos da Agência após lançamento da marca comemorativa

07/10/2025 – A Embratur promove, nesta terça-feira (11) o webinar “Afroturismo é o nosso destino”. O evento digital busca posicionar a identidade brasileira no centro da promoção turística internacional e marca o início das ações da campanha de celebração dos 60 anos da Agência após o lançamento da marca comemorativa durante a WTM Londres, na última quarta-feira (5). O título do encontro online faz referência ao slogan da comemoração, que culminará com o aniversário da Embratur em 18 de novembro de 2026: “Inovar sempre foi o nosso destino”. As inscrições estão abertas.

O webinar acontece das 14h às 15h45 e contará com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres. Completa o painel a consultora Natália Araújo, que trabalhou junto à Embratur e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) na construção do Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo, que também será apresentado no evento.

A ação da Agência está alinhada às diretrizes do Plano Brasis, plano de marketing internacional da Embratur 2025-2027, que define o afroturismo como um dos segmentos prioritários para a promoção internacional do Brasil e foca em diversidade, sustentabilidade e experiências transformadoras. Para Freixo, o segmento turístico é um “eixo central da Embratur na atual gestão”.

“O título deste webinar resume a estratégia central da Embratur hoje. Damos início às nossas ações de 60 anos discutindo com o trade o ‘Guia Prático sobre Igualdade Racial’, que é o mapa para esse destino. Estamos dizendo ao mundo que o Brasil não esconde sua diversidade. Pelo contrário, nós a transformamos em experiências turísticas autênticas e transformadoras”, afirmou o presidente da Emratur.

Luta contra o racismo

O webinar abordará o tema “Desafios Raciais e Invisibilidade no Turismo”. O debate reforça o compromisso da Embratur com o antirracismo e a projeção de um Brasil plural e acolhedor. O turismo cultural de matriz africana e as experiências afrocentradas são vistos como ferramentas para essa estratégia.

O debate também vai abordar o Guia Prático Sobre Igualdade Racial da Embratur. Tania Neres ressaltou a importância da publicação. “Durante o webinar, nós vamos discutir o Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo, que será traduzido em dois idiomas, inglês e espanhol, para ser difundido no mercado latino americano e norte-americano”, disse.

“É um guia que mostra o cuidado que temos que ter com os viajantes negros tanto para os aeroportos e hotéis, quanto qualquer equipamento de turismo que precie dar letramento para os seus funcionários, para garantir um atendimento de excelência, e demonstrar respeito com a população brasileira, que tem maioria negra e precisa ser bem recebida e bem tratada pelos turistas que aqui visitam. E o guia engloba tudo isso”, acrescentou.

A promoção do afroturismo dialoga com as demandas do mercado global. Pesquisas indicam que 69% dos viajantes internacionais priorizam destinos alinhados à responsabilidade social. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente a ODS 18, focada na igualdade étnico-racial.

O guia

Lançado em 9 de setembro, durante o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional, realizado pela Embratur em Salvador (BA), e em 9 de outubro, durante a ABAV, o Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo define o afroturismo como um segmento que valoriza e promove a cultura, a história, a identidade e a ancestralidade negra. O texto também propõe experiências afrocentradas conduzidas por protagonistas negros. A publicação surge como uma resposta direta a um cenário de exclusão.

Diante dessa realidade, o afroturismo é apresentado como um vetor de transformação social alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a erradicação da pobreza, igualdade de gênero e redução das desigualdades. O documento propõe uma postura ativa de antirracismo, definida como o enfrentamento contínuo a doutrinas e práticas racistas. Oferece também um roteiro detalhado para empresas, sugerindo ações como a revisão de vagas para evitar linguagem excludente, a ampliação da divulgação em redes comunitárias negras e a criação de painéis de entrevistadores diversificados.

Interessados em participar do webinar “Afroturismo é o nosso destino” podem se inscrever clicando neste link.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias