A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participa da 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia, que acontece até esta quinta-feira (6), no Centro de Convenções Salvador. A pasta divulga as potencialidades das 13 zonas turísticas no território baiano. Promovido pelo Grupo Business Bahia, o evento reúne executivos e líderes empresariais, com quatro mil inscritos, 106 marcas e 70 estandes, em uma programação que inclui painéis sobre temas estratégicos da economia.
A abertura, na quarta-feira (5), contou com a participação do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que foi um dos palestrantes no painel “As forças e particularidades naturais, que fazem da Bahia destaque no turismo nacional”. “No momento em que a Bahia ocupa a liderança do turismo brasileiro, com crescimento contínuo, acima da média nacional, e lidera, também, a entrada de turistas estrangeiros no Nordeste, o Summit de Negócios é o palco adequado para discutir o potencial das atividades turísticas no estado, como vetor de desenvolvimento socioeconômico. Estamos no momento de debater novas estratégias para impulsionar ainda mais essa cadeia produtiva, que movimenta diversos setores da economia, para a geração de novos postos de trabalho, com a atração de grandes investimentos turísticos para a Bahia”, pontuou o secretário.
“Criamos o principal evento multissetorial do estado. Lançamos no ano passado e, nesta edição, conseguimos dobrar o número de participantes, estandes e marcas presentes. O setor de serviços é o carro-chefe da Bahia, e não podemos discutir a economia baiana sem falar do turismo”, ressaltou o presidente do Business Bahia, Carlos Falcão.
Mediador do painel, o executivo do Grupo Prima, Antônio Barreto Júnior, destacou o incentivo do governo baiano aos investimentos privados, na zona turística Costa dos Coqueiros. “O Grupo Prima tem uma parceria de sucesso com o Governo do Estado e está investindo cerca de R$ 5,6 bilhões, nos próximos dez anos, na região de Baixio. O litoral norte baiano vai ganhar muito em qualidade de equipamentos turísticos e, principalmente, um hub de alto luxo, próximo a Salvador”.
Economia do mar – Ainda na quarta-feira (5), foi realizado o Congresso Náutico da Bahia, no Hotel Mercure Rio Vermelho, em uma iniciativa da Barco Show Eventos, com a participação da Setur-BA. O encontro reuniu 250 empresários, profissionais e prestadores de serviços. A programação contou com palestras, workshops e apresentações de novidades do segmento.
“O congresso faz parte da nossa estratégia de difundir a cultura náutica. A proposta é aproximar o poder público e a iniciativa privada, promovendo debates sobre qualificação profissional e a relação porto-cidade, temas essenciais para o desenvolvimento da economia do mar. A presença da Setur-BA é fundamental para gerar ideias, atrair investimentos e impulsionar o turismo náutico”, explicou o CEO da Barco Show, Hugo Leonardo.






