Joanesburgo/Gaborone, 5 de novembro de 2025 – A South African Airways (SAA) expandiu sua rede africana com o lançamento de um novo serviço com duas frequências diárias entre Joanesburgo e Gaborone, que teve início em 4 de novembro de 2025.
“Esta rota é mais do que um voo, é uma ligação estratégica no compromisso mais amplo da SAA em fortalecer a conectividade intra-africana”, disse o CEO do Grupo SAA, Professor John Lamola, durante o evento de lançamento em Gaborone. “Ela reflete nossa visão de apoiar o comércio, o turismo e a integração regional em todo o continente.”
A infraestrutura aeroportuária de classe mundial de Joanesburgo continua a servir como o centro principal da crescente rede da South African Airways (SAA). O serviço recém-inaugurado entre Joanesburgo e Gaborone não só fortalece a conectividade direta entre a África do Sul e o Botswana, como também aprimora a integração da ampla rede de rotas africanas e intercontinentais da SAA.
Por exemplo, a adição do serviço para Gaborone cria um corredor de viagens contínuo entre Windhoek e Gaborone , com Joanesburgo atuando como um ponto de trânsito estratégico. A SAA já opera voos diretos entre Joanesburgo e Windhoek e, com a nova rota para Gaborone, passageiros e operadores de carga agora podem se deslocar de forma eficiente entre essas duas capitais com apenas uma escala.
Essa conectividade aprimorada abre o acesso a destinos regionais mais amplos da SAA, como Lusaka, Harare e Kinshasa , e a rotas intercontinentais, incluindo São Paulo e Perth . Ela oferece opções de roteamento flexíveis por toda a África Austral e além, atendendo tanto ao transporte de passageiros quanto à logística de cargas.
A nova programação inclui dois voos diários de ida e volta entre Joanesburgo e Gaborone:
- Rotação da manhã : Parte de Joanesburgo às 06:35, chega a Gaborone às 07:35; retorna às 08:25, aterrissando em Joanesburgo às 09:25.
- Rotação da tarde : Parte de Joanesburgo às 16h40, chega a Gaborone às 17h40; retorna às 18h30, aterrissando em Joanesburgo às 19h30.
“Ao utilizar Joanesburgo como um centro estratégico, a SAA continua a aprimorar sua estratégia logística e comercial regional para facilitar o comércio intra-africano, o turismo e o engajamento diplomático, ao mesmo tempo que reforça sua missão de ser a principal companhia aérea de classe mundial da África”, acrescentou o Prof. Lamola.
Com uma capacidade de carga substancial integrada à rota, a SAA possibilita o transporte eficiente de mercadorias de alto valor e com prazos de entrega críticos, incluindo componentes para mineração, exportações agrícolas e suprimentos médicos. Isso é ainda mais reforçado pela integração do transporte aéreo de carga com a logística ferroviária e marítima por meio do corredor de Walvis Bay, posicionando Botsuana como um ator-chave em soluções multimodais de cadeia de suprimentos que conectam a costa atlântica aos mercados globais.
A SAA está empenhada em impulsionar o crescimento econômico da África por meio de infraestrutura e parcerias estratégicas na área da aviação.






