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quinta-feira, novembro 6, 2025
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O Grupo Emirates atinge novo recorde de lucro semestral para 2025-26.

A Emirates mantém a posição de companhia aérea mais lucrativa do mundo.

  • Grupo: Novo recorde de desempenho no primeiro semestre, com lucro antes de impostos de AED 12,2 bilhões (US$ 3,3 bilhões), um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Receita 4% maior, atingindo AED 75,4 bilhões (US$ 20,6 bilhões).
  •  Emirates: Novo recorde de lucro antes de impostos no primeiro semestre, atingindo AED 11,4 bilhões (US$ 3,1 bilhões), um aumento de 17%, e receita de AED 65,6 bilhões (US$ 17,9 bilhões), um aumento de 6%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho reflete a forte e constante demanda por viagens em todas as regiões e a preferência dos clientes pelas cabines premium da companhia aérea.
  •  dnata: Obteve lucro antes de impostos de AED 843 milhões (US$ 230 milhões), um aumento de 17% em comparação com o mesmo período do ano passado, contra uma receita recorde no primeiro semestre de AED 11,7 bilhões (US$ 3,2 bilhões), um aumento de 13%, devido à expansão das operações para atender à demanda dos clientes.

 

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 06 de novembro de 2025: O Emirates Group anunciou hoje um novo recorde de desempenho financeiro para o primeiro semestre, registrando um lucro antes de impostos de AED 12,2 bilhões (US$ 3,3 bilhões) nos primeiros seis meses de 2025-26, marcando o quarto ano consecutivo de lucratividade recorde para o período semestral.

Após contabilizar os encargos do imposto de renda, o lucro líquido do Grupo é de AED 10,6 bilhões (US$ 2,9 bilhões), um aumento de 13% em relação ao ano passado.

Demonstrando seu sólido desempenho operacional, o Grupo manteve um EBITDA robusto de AED 21,1 bilhões (US$ 5,7 bilhões), 3% superior aos AED 20,4 bilhões (US$ 5,6 bilhões) registrados no mesmo período do ano anterior.

A receita do grupo foi de AED 75,4 bilhões (US$ 20,6 bilhões) no primeiro semestre de 2025-26, um aumento de 4% em relação aos AED 70,8 bilhões (US$ 19,3 bilhões) do ano anterior.

O Grupo encerrou o primeiro semestre do ano fiscal de 2025-26 com uma posição de caixa recorde de AED 56 bilhões (US$ 15,2 bilhões) em 30 de setembro de 2025, em comparação com AED 53,4 bilhões (US$ 14,6 bilhões) em 31 de março de 2025. O Grupo conseguiu utilizar suas próprias reservas de caixa robustas para atender às necessidades do negócio, incluindo o financiamento de novas entregas de aeronaves e o pagamento de obrigações de dívida existentes. O Grupo também pagou os AED 2 bilhões (US$ 545 milhões) restantes em dividendos ao seu acionista, dos AED 6 bilhões (US$ 1,6 bilhão) declarados durante o exercício fiscal de 2024-25.

Sua Alteza (SAH) Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Diretor Executivo da Emirates Airline e do Grupo Emirates, disse: “O Grupo apresentou mais uma vez um desempenho excepcional, superando os resultados do primeiro semestre do ano passado e alcançando um novo lucro recorde para o primeiro semestre de 2025-26. Tenho o prazer de constatar que a Emirates mantém sua posição como a companhia aérea mais lucrativa do mundo neste período de relatório semestral.”

“Esse desempenho foi impulsionado principalmente pela demanda constante e pela crescente preferência dos clientes por nossos produtos e serviços, o que impulsionou o crescimento da receita e a lucratividade.

“A Emirates e a dnata investiram bilhões para aprimorar continuamente nossos produtos e serviços, lançar novos produtos no mercado, melhorar nossas operações por meio da inovação e da tecnologia e cuidar de nossos funcionários, que garantem a segurança e a satisfação de nossos clientes. Esses valores são essenciais para o nosso DNA.”

“A forte rentabilidade do Grupo permite-nos continuar a fazer estes investimentos e a expandir os nossos modelos de negócio comprovados, em sintonia com o crescimento do Dubai como uma cidade global de eleição para talentos, empresas e turistas.”

Sua Alteza Sheikh Ahmed acrescentou: “A demanda global por transporte aéreo e serviços de viagens tem se mantido robusta, apesar dos eventos geopolíticos e das preocupações econômicas em alguns mercados. Esperamos que essa resiliência da demanda continue durante o restante de 2025-26 e estamos ansiosos para aumentar nossa capacidade de gerar receitas com a chegada das novas aeronaves A350 à frota da Emirates e a entrada em operação de novas instalações na dnata.”

Para dar suporte ao aumento das operações e atividades comerciais, o quadro de funcionários do Grupo Emirates cresceu 3% em comparação com 31 de março de 2025, totalizando 124.927 colaboradores em 30 de setembro de 2025. Tanto a Emirates quanto a dnata mantêm processos seletivos em andamento para atender às suas necessidades futuras.

 

companhia aérea Emirates

A Emirates continuou a expandir sua rede e opções de conectividade por meio de seu hub em Dubai.  Durante o primeiro semestre de 2025-2026, a Emirates lançou novos voos para: Da Nang, Siem Reap, Shenzhen e Hangzhou. Em 30 de setembro, a rede de passageiros e cargas da Emirates abrangia 153 aeroportos em 81 países e territórios.

A companhia aérea reforçou a conectividade da sua rede com a implementação de 28 voos semanais adicionais programados para: Antananarivo, Joanesburgo, Muscat, Roma, Riade e Taipei.

Para oferecer ainda mais opções de conexão aos clientes, durante o primeiro semestre de 2025-2026, a Emirates firmou acordos com três parceiros de codeshare e interline: Air Seychelles, Condor e Aurigny.

Entre 1 de abril e 30 de setembro, a Emirates recebeu cinco novas aeronaves A350, ampliando a oferta de assentos nas classes Executiva e Econômica Premium. Nesse mesmo período, 23 aeronaves (seis A380 e 17 Boeing 777) com interiores totalmente renovados foram entregues, fruto de um programa de modernização  de US$ 5 bilhões . Isso permitiu que a Emirates levasse seus produtos de cabine mais modernos a ainda mais mercados, incluindo a Emirates Premium Economy, líder do setor. Em 30 de setembro, a Emirates Premium Economy estava disponível para clientes que voavam entre Dubai e 61 cidades.

Em terra, o “ Emirates First ” foi inaugurado no Aeroporto de Dubai, oferecendo aos clientes da Primeira Classe e aos membros Platinum do Skywards uma área de check-in privativa e luxuosa, proporcionando uma experiência diferenciada. No primeiro semestre de 2025-26, a Emirates acelerou a implementação de sua estratégia de varejo com a abertura de novas lojas conceito em Accra, Bangkok, Genebra, Jacarta, Maurício, Osaka, Seul e Singapura.

A Emirates continuou a progredir em suas iniciativas ambientais , promovendo o combustível de aviação sustentável (SAF) onde disponível e viável, inclusive em 37 aeroportos.  Em abril, a Emirates aderiu ao Aviation Circularity Consortium (ACC), uma rede de organizações comprometidas com a construção de uma economia circular para a aviação e com a criação de novos caminhos para acelerar a descarbonização por meio da circularidade de alto valor na cadeia de suprimentos global.

No primeiro semestre de 2025-26, a Emirates fez investimentos significativos para impulsionar a visibilidade global da sua marca. A companhia aérea firmou contratos de patrocínio plurianuais para se tornar Parceira Platinum do FC Bayern München, Patrocinadora Principal Oficial do Real Madrid Basketball e Parceira Premium e Companhia Aérea Oficial da Investec Champions Cup e da European Professional Club Rugby (EPCR) Challenge Cup. A Emirates também estendeu sua parceria com a ATP como Parceira Premier e Companhia Aérea Oficial do ATP Tour até 2030, e seu patrocínio de uniforme com o Olympique Lyonnais também até 2030. 

A capacidade total durante o primeiro semestre do ano aumentou 5%, atingindo 31,3 bilhões de toneladas-quilômetro disponíveis (ATKM), devido à expansão das operações de voo. A capacidade, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASKM), também cresceu 5%, enquanto o tráfego de passageiros, medido em passageiros-quilômetro pagos (RPKM), aumentou 4%, com uma taxa média de ocupação de 79,5%, em comparação com 80,0% no mesmo período do ano anterior. A Emirates transportou 27,8 milhões de passageiros entre 1º de abril e 30 de setembro de 2025, um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Emirates SkyCargo transportou 1,25 milhão de toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado. A demanda dos clientes pelos produtos especializados da Emirates SkyCargo e a excelente rede de operações de carga com aeronaves cargueiras e em porões de aeronaves de passageiros mantiveram-se estáveis. No entanto, o rendimento da carga diminuiu 6% devido à queda na demanda em alguns segmentos de mercado em meio a preocupações com tarifas.

A Emirates SkyCargo aumentou sua capacidade com a entrega de três novos Boeing 777 cargueiros. Em abril, a divisão de cargas lançou o Emirates Courier Express, um produto inovador que aproveita o poder da rede global da companhia aérea para fornecer serviços de entrega expressa porta a porta para empresas.

Consolidando sua posição como a companhia aérea mais lucrativa do mundo no primeiro semestre do ano fiscal de 2025-2026, a Emirates registrou um novo recorde de AED 11,4 bilhões (US$ 3,1 bilhões), em comparação com AED 9,7 bilhões (US$ 2,6 bilhões) no ano anterior. O lucro líquido da Emirates foi de AED 9,9 bilhões (US$ 2,7 bilhões), um aumento de 13% em relação ao ano passado.

A receita da Emirates , incluindo outras receitas operacionais, de AED 65,6 bilhões (US$ 17,9 bilhões), representou um aumento de 6% em comparação com os AED 62,2 bilhões (US$ 16,9 bilhões) do mesmo período do ano passado. O novo recorde de receita da companhia aérea pode ser atribuído à demanda contínua por viagens em diversos mercados e à preferência dos clientes pelos produtos e serviços da Emirates, especialmente por suas cabines premium.

Os custos operacionais da Emirates (incluindo combustível) cresceram 4%, em linha com o aumento das operações. O combustível continua sendo o maior componente dos custos operacionais da companhia aérea, representando 30%.

Impulsionado pela demanda dos clientes e pelo aumento das operações durante o semestre, o EBITDA da Emirates, de AED 19,7 bilhões (US$ 5,4 bilhões), manteve-se sólido, um aumento de 3% em comparação com os AED 19,1 bilhões (US$ 5,2 bilhões) do mesmo período do ano passado.

A Emirates Flight Catering aumentou sua receita com clientes externos em 13%, para AED 555 milhões (US$ 151 milhões), fornecendo 7,7 milhões de refeições (um aumento de 2%) para 116 companhias aéreas durante o período.

A Emirates Leisure Retail adquiriu os restantes 25% da Air Ventures LLC nos EUA, garantindo a propriedade total da entidade, que opera lojas e pontos de venda de alimentos e bebidas em aeroportos.

 

dados

A dnata registrou um forte crescimento no primeiro semestre de 2025-26, à medida que continuou a expandir as operações em seus negócios de carga e serviços de solo, alimentação e varejo, e serviços de viagens.

No primeiro semestre de 2025-2026, as divisões de serviços aeroportuários, catering e varejo da dnata conquistaram diversos novos contratos importantes e expandiram sua carteira de clientes em todas as suas operações internacionais. Isso demonstra a capacidade da dnata de atender às diversas necessidades de suas companhias aéreas clientes com altos padrões de segurança e produtos e serviços de alta qualidade de forma consistente.

A dnata continuou a fazer investimentos estratégicos em seus negócios para atender às necessidades dos clientes e explorar as perspectivas de mercado. Anunciou planos para implantar  800 novas unidades de equipamentos de apoio em solo (GSE) em sua rede global em 2025, um investimento avaliado em US$ 110 milhões para aprimorar ainda mais o desempenho operacional e garantir um fornecimento constante de equipamentos avançados e com menores emissões, a fim de apoiar o crescimento e as metas de sustentabilidade da dnata.

Outros destaques no primeiro semestre de 2025-26 incluem: o lançamento de sua marca de hospitalidade aeroportuária, marhaba, no Reino Unido; um investimento minoritário de € 3 milhões na WonderMiles, uma plataforma avançada de reservas habilitada para NDC, para fortalecer a oferta de negócios corporativos da dnata Travel; e a venda de sua participação de 75% na Super Bus, que opera passeios turísticos nos Emirados Árabes Unidos.

A dnata também firmou sua primeira grande parceria de patrocínio esportivo, assinando um contrato de três anos com a Dubai Basketball para se tornar uma das sócias fundadoras da primeira franquia profissional de basquete da cidade.

A dnata alcançou um novo recorde de receita semestral, ultrapassando a marca de US$ 3 bilhões pela primeira vez neste período. A receita da dnata , incluindo outras receitas operacionais, de AED 11,7 bilhões (US$ 3,2 bilhões), aumentou 13% em comparação com os AED 10,4 bilhões (US$ 2,8 bilhões) gerados no mesmo período do ano passado.

O lucro total antes de impostos da dnata foi de AED 843 milhões (US$ 230 milhões), um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido da dnata foi de AED 697 milhões (US$ 190 milhões), um aumento de 22% em relação ao ano passado.

Para ilustrar seu desempenho operacional, o EBITDA da dnata foi de AED 1,4 bilhão (US$ 372 milhões), um aumento de 5% em relação aos AED 1,3 bilhão (US$ 354 milhões) do ano anterior.

As operações aeroportuárias da dnata continuam sendo a maior fonte de receita, com AED 5,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão), um aumento de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionado pela retomada das operações de suas companhias aéreas clientes, principalmente na Itália, Austrália, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.   Em todas as suas operações, o número de voos atendidos pela dnata aumentou 15%, chegando a 450.903, impulsionado pelas operações recém-inauguradas no Aeroporto de Roma Fiumicino. A empresa também registrou 1,59 milhão de toneladas de carga movimentada , um aumento de 3% devido ao volume adicional de carga proveniente das operações nos Emirados Árabes Unidos.

As operações de catering aéreo e varejo da dnata contribuíram com AED 4,1 bilhões (US$ 1,1 bilhão) para sua receita, um aumento de 11%. Esse crescimento se deve ao significativo desempenho do varejo, parte da estratégia da divisão, ao aumento da produção de catering na Austrália e no Reino Unido para atender à demanda dos clientes e ao impacto positivo da revisão de contratos para refletir o aumento dos custos de fornecimento. O número total de refeições fornecidas diminuiu ligeiramente em 1%, para 60 milhões de refeições, em comparação com o ano anterior.

A divisão de viagens da dnata contribuiu com AED 2 bilhões (US$ 538 milhões) para a receita, um aumento de 11% em comparação com os AED 1,8 bilhão (US$ 483 milhões) do mesmo período do ano passado.  A divisão registrou um valor total de transações (TTV) subjacente de AED 5 bilhões (US$ 1,4 bilhão), em comparação com AED 4,5 bilhões (US$ 1,2 bilhão), um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Variados

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