20.5 C
São Paulo
quinta-feira, novembro 6, 2025
spot_img

Arajet torna-se a primeira companhia aérea dominicana a obter o registro IOSA da IATA

O marco consolida a Arajet como referência regional em segurança operacional e gestão de riscos
Santo Domingo, República Dominicana — 5 de novembro de 2025.
A companhia aérea dominicana Arajet anunciou que obteve o registro IOSA (IATA Operational Safety Audit) concedido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que representa o mais alto padrão de auditoria em segurança operacional e é o mais reconhecido da indústria aérea mundial. Com essa conquista, a Arajet torna-se a primeira companhia aérea da história da República Dominicana a ingressar no registro IOSA, um marco que reafirma seu forte compromisso com a excelência, a segurança e a qualidade em cada operação.
“Este reconhecimento não apenas valida a cultura de segurança que praticamos diariamente, como também confirma que nossos processos estão alinhados com os mais altos padrões internacionais”, afirmou Víctor Miguel Pacheco, CEO da Arajet, que acrescentou: “Ser a primeira companhia aérea dominicana a obter o registro IOSA é um orgulho nacional e uma demonstração de confiança para nossos passageiros, colaboradores e parceiros em toda a região.”
O registro IOSA é um sistema padronizado de avaliação que audita os sistemas de gestão e controle operacional das companhias aéreas, incluindo operações de voo, despacho e controle operacional, manutenção e aeronavegabilidade, operações de cabine e serviços em solo. Seu objetivo é aprimorar a segurança operacional por meio da verificação do cumprimento de normas e das melhores práticas recomendadas. Estar no registro IOSA significa que a companhia superou uma revisão completa e comparativa baseada nas melhores práticas do setor.
A cerimônia de entrega do certificado foi presidida por Igor Rodríguez, diretor do Instituto Dominicano de Aviação Civil (IDAC), que declarou: “Como diretor do IDAC, celebramos este marco histórico: a incorporação da Arajet ao registro IOSA da IATA, uma conquista que confirma o cumprimento dos mais altos padrões internacionais de segurança operacional e consolida a liderança da República Dominicana como hub aéreo das Américas.”
Serkan Simitcioglu, chefe do Programa IOSA da IATA, destacou que “O IOSA promove uma disciplina operacional transversal a todas as áreas de uma companhia aérea. O processo de auditoria — que inclui revisão documental, entrevistas e observação ao vivo das operações — permite que as companhias fortaleçam sua cultura de segurança e alcancem o próximo nível dos padrões internacionais.”
Por sua vez, Garret Malone, diretor de operações da Arajet (COO), afirmou que “A certificação IOSA fortalece a confiança de passageiros, autoridades, aeroportos e companhias parceiras, abrindo portas para novas alianças e acordos interline e contribuindo para a conectividade que a Arajet oferece da República Dominicana para todo o continente. Esta conquista apoia a visão da empresa de consolidar Santo Domingo e Punta Cana como hubs estratégicos para a região.”
Sobre a Arajet
A Arajet é a companhia aérea bandeira da República Dominicana. Desde o início das suas operações em 2022, tem bases no Aeroporto Internacional Las Américas (SDQ), em Santo Domingo, e no Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ). Opera uma frota moderna de Boeing 737 MAX, oferecendo voos seguros, sustentáveis e acessíveis de e para a República Dominicana, América do Norte, Central e do Sul, e Caribe.
Para mais informações, visite www.arajet.com

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias