25.8 C
São Paulo
quarta-feira, novembro 5, 2025
spot_img

Avião Solidário da LATAM completa 14 anos e reforça compromisso com impacto social e ambiental na América do Sul

Programa já transportou gratuitamente mais de 868 toneladas de doações, 282 milhões de vacinas e 4,6 mil animais no Brasil, conectando pessoas, causas e regiões

São Paulo, 4 de novembro de 2025 – O Avião Solidário da LATAM completa 14 anos em outubro com um legado de impacto social e ambiental em toda a América do Sul. O programa disponibiliza a infraestrutura logística e a malha aérea da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, ambientais e humanitárias.

Somente no Brasil, desde 2011, o Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 868 toneladas de doações, 282 milhões de vacinas e 4,6 mil animais em ações de conservação, apoiando instituições, comunidades e autoridades em todo o país. As operações incluem o envio de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, órgãos para transplante e o deslocamento de profissionais de saúde e voluntários, reforçando o compromisso da LATAM com a sustentabilidade, a conectividade e o desenvolvimento regional.

Em 14 anos de existência, o Avião Solidário provou que cada voo pode fazer diferença e que é possível superar os desafios logísticos de um país continental como o Brasil. O programa é um ativo essencial da nossa Agenda de Sustentabilidade e leva, além de doações, esperança e propósito, reafirmando o compromisso da LATAM com um futuro mais solidário e sustentável”, destaca Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil.

No país, o Avião Solidário opera com o apoio da malha aérea de passageiros e cargueiros da LATAM Cargo e conta com uma ampla rede de parceiros, entre eles: Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e ASBRAD.

CONSERVAÇÃO DA FAUNA: CONECTANDO A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

Entre os mais de 4,6 mil animais transportados gratuitamente, estão primatas, felinos, aves raras e espécies marinhas, em ações que contribuem para a conservação da biodiversidade brasileira.

Em 2011, por exemplo, um tubarão-mangona viajou de Buenos Aires a São Paulo em um tanque especial de 1,2 tonelada e hoje é uma das principais atrações do Aquário de São Paulo.

Mais recentemente, em março de 2024, o programa transportou a onça-pintada preta Cacau, de Brasília para Curitiba, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Já em maio de 2025, a onça Ruana percorreu o trajeto de Marabá (PA) até Guarulhos (SP), para chegar ao Zoológico de São Paulo.

Também em 2025, oito araras-vermelhas, um tiriba-de-orelha-branca e um periquito-de-cara-suja chegaram a Foz do Iguaçu (PR), com destino ao Parque das Aves, provenientes de Ilhéus (BA) e Fortaleza (CE), reforçando programas de reprodução e reintrodução de espécies.

E, em setembro de 2025, três micos-leões-dourados viajaram de Ilhéus (BA) para o Zoológico de São Paulo, fortalecendo o projeto de revitalização genética da espécie, hoje ameaçada de extinção.

ATUAÇÃO HUMANITÁRIA: CONECTANDO SOLIDARIEDADE E EFICIÊNCIA LOGÍSTICA

Durante a pandemia de Covid-19, o Avião Solidário foi fundamental para o transporte gratuito de 282 milhões de vacinas em toda a América do Sul, um dos maiores esforços logísticos do continente.

Em 2024, o programa levou mais de 200 toneladas de doações e 130 voluntários — entre médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros — para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Ainda em julho de 2024, o Avião Solidário transportou 25 purificadores de água portáteis para o Corpo de Bombeiros do Chile, em parceria com o Itamaraty, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Embaixada do Brasil em Santiago, fortalecendo a capacidade de resposta a emergências na região.

No mesmo ano, em setembro, a LATAM alcançou a marca de 18 toneladas de doações, 125 pessoas e nove animais transportados gratuitamente em apenas 30 dias no Brasil — uma demonstração da força da rede de parceiros e da agilidade operacional do programa.

Mais recentemente, em outubro, o Avião Solidário atuou no transporte de 379 kg de alimento desidratado de Porto Alegre para Brasília, em apoio à região da Chapada dos Veadeiros (Goiás), vítima de incêndios. Já em julho, a iniciativa da LATAM transportou de Guarulhos (SP) a Lima (Peru) 50 frascos de soro antiescorpiônico e mais de 1,3 mil unidades de soro fisiológico, doados pelo Governo Federal brasileiro e pelo Movimento União BR, em apoio ao sistema público de saúde peruano.

UM LEGADO QUE CONTINUA VOANDO

Em 14 anos, o Avião Solidário consolidou-se como uma iniciativa permanente de apoio à sociedade, transformando a malha aérea do grupo LATAM em uma rede de solidariedade que integra pessoas, territórios e causas.

O programa mostra que a aviação pode ser uma aliada da vida e do desenvolvimento sustentável. Acreditamos que conectar é também cuidar”, conclui Maria Elisa Curcio.

Onça Cacau foi transportada, em março de 2024, de Brasília para Curitiba pelo programa Avião Solidário da LATAM para conservação da espécie. Clique aqui para mais imagens e vídeos. Crédito: Divulgação LATAM

Araras-vermelhas antes de serem encaminhadas de São Paulo para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), em abril de 2025. Crédito: Semil

Mico-leão-dourado foi resgatado na Bahia e transportado pelo Avião Solidário da LATAM em setembro de 2025 até São Paulo, onde ficará no Zoológico da cidade. Crédito: BAMIN

Onça-pintada Ruana transferida do BioParque Vale Amazônia para o Zoológico de São Paulo, em maio de 2025. Crédito: Nereston Camargo

Em 14 anos, o Avião Solidário da LATAM transportou mais de 868 toneladas de doações, 282 milhões de vacinas e 4,6 mil animais em todo o Brasil. Crédito: Divulgação LATAM

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

www.latam.com

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias