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sexta-feira, outubro 31, 2025
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Capacitação gratuita preparou hoteleiros para novo modelo de ficha eletrônica de hospedagem

Parceria entre HotéisRIO, ABIH-RJ, Ministério do Turismo e Serpro atualizou profissionais sobre novo sistema nacional de registro

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro deu mais um passo rumo à modernização. Nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, o Windsor Barra Hotel recebeu uma capacitação gratuita sobre o novo modelo da Ficha Nacional de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital), fruto de parceria entre HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), Ministério do Turismo (MTur) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O Rio de Janeiro foi pioneiro nessa capacitação, sendo o primeiro estado do país a realizar esse treinamento para as equipes de seus hotéis.

O encontro teve como objetivo preparar colaboradores das áreas de recepção, reservas e tecnologia da informação para o uso do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) — plataforma desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serpro que substitui a tradicional ficha em papel. O sistema traz funcionalidades de pré-check-in, check-in e check-out eletrônicos, oferecendo mais agilidade e eficiência para meios de hospedagem e hóspedes em todo o país.

A capacitação contou com a participação dos especialistas Angela Cascão e Mario Rudá Pontes de Andrade, do Ministério do Turismo, e de Flavio de Melo Martins Pinheiro, do Serpro, que apresentaram em detalhes o funcionamento e as vantagens do novo modelo digital.

Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a iniciativa reflete o compromisso do setor com a inovação e a conformidade regulatória. “A capacitação sobre a FNRH Digital foi um sucesso e mostrou o quanto o setor hoteleiro do Rio de Janeiro é pioneiro e está comprometido com a modernização de seus processos. Tivemos uma excelente adesão dos profissionais das áreas de recepção, reservas e tecnologia, que agora estão mais preparados para lidar com o novo sistema nacional de registro de hóspedes. Essa atualização é fundamental para garantir mais eficiência, segurança e agilidade nas operações dos nossos hotéis.”

Já o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, ressaltou que a capacitação foi uma oportunidade valiosa para os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. “Essa parceria com o Ministério do Turismo e o Serpro foi extremamente produtiva e reforça a importância da integração entre o setor público e a hotelaria para a transformação digital do turismo brasileiro. A adesão dos hoteleiros fluminenses à FNRH Digital demonstra a maturidade e o profissionalismo do nosso mercado, sempre aberto à inovação e à melhoria contínua dos serviços prestados aos hóspedes.”

A Coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, Ângela Cascão, ressaltou o impacto positivo da ferramenta na rotina dos hotéis. “Estamos virando uma página importante na hotelaria brasileira, substituindo o papel por uma solução digital, ágil e segura. A FNRH Digital foi pensada para simplificar a rotina do empresário, reduzindo custos e burocracia, e permitindo que a equipe da recepção dedique mais tempo ao que realmente importa: acolher bem o turista. Além de modernizar o check-in, essa ferramenta gera dados estratégicos que nos ajudarão a construir políticas públicas mais eficientes, fortalecendo o setor como um todo”, afirmou.

Já o Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação do MTur, Mário Andrade, focou nos aspectos de segurança e integração da nova plataforma. “A FNRH Digital é um projeto que une modernização e segurança. Desenvolvida em parceria com o SERPRO, a plataforma utiliza a segurança da autenticação do governo e está totalmente alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pensamos em uma solução que pudesse ser integrada aos sistemas de gestão hoteleira, automatizando o envio de dados e eliminando o retrabalho. É uma ferramenta que oferece confiabilidade para o hóspede, para o empresário e para o governo”, explicou.

Na ocasião, as duas entidades hoteleiras aproveitaram as presenças dos especialistas do MTur e Serpro para treinamento com os representantes dos PMS (Property Management System). Representantes de Erbon Software, Host Hotel Systems, PC Systems e TOTVS marcaram presença.

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