Nairóbi, Quênia, 29 de outubro de 2025 – A Emirates, a maior companhia aérea internacional do mundo, comemora 30 anos de sucesso voando para Nairóbi, no Quênia. Desde o voo inaugural em outubro de 1995, a Emirates transportou mais de 6,6 milhões de passageiros de e para o país, em mais de 34.250 voos.
Servida por um serviço com dois voos diários operados por Boeing 777, a Emirates conecta Nairóbi, uma das cidades de crescimento mais rápido da África, a mais de 145 países em sua vasta rede global, facilitando o comércio e o turismo. No último ano, o principal fluxo de passageiros que chegaram ao país foi da Ásia e da Australásia, incluindo Coreia do Sul, China, Tailândia e Austrália, bem como passageiros de voos de longa distância vindos dos EUA. O fluxo de passageiros que saíram do país é semelhante, com viajantes do Quênia visitando destinos como Xangai e Pequim, na China; Melbourne, Brisbane e Sydney, na Austrália; e Seattle, Nova York e Washington.
Expandindo ainda mais sua presença conjunta, a Emirates e a Kenya Airways, companhia aérea de bandeira do Quênia, assinaram uma parceria interline em 2023, oferecendo itinerários integrados em um único bilhete e facilitando a conexão com alguns dos destinos turísticos mais procurados da África Oriental. Nos últimos dois anos, 31.000 passageiros aproveitaram a parceria – com uma divisão quase igual entre passageiros da Kenya Airways e da Emirates. Os destinos mais populares para os passageiros da Emirates além de Nairóbi são Ruanda, Malawi, Tanzânia (Kilimanjaro), Moçambique e Burundi.
Ao comentar sobre o aniversário marcante, Christophe Leloup, Gerente da Emirates no Quênia, disse: “Desde o lançamento, Nairóbi tem sido um dos destinos mais movimentados da nossa rede africana, não apenas com turistas internacionais, mas também com viajantes corporativos que se conectam a um dos principais centros econômicos do continente. Ao longo das últimas três décadas, expandimos nossas operações de forma constante e estratégica, tanto no ar quanto em terra, para oferecer nossa renomada experiência de classe mundial no Quênia. Temos orgulho de desempenhar um papel fundamental na trajetória da aviação, do turismo e do comércio do Quênia e permanecemos comprometidos com o destino nas próximas décadas.”
Nairóbi abriga a primeira loja Emirates World da África , que abriu suas portas em 2024 e apresentou o conceito de varejo reinventado da companhia aérea. Localizada no ultramoderno Cube, em Riverside Drive, a loja oferece aos clientes consultoria de viagens especializada, exposições imersivas e a experiência diferenciada da companhia aérea.
Desde o seu primeiro voo, a Emirates proporciona uma experiência excepcional aos passageiros e, até hoje, continua sendo a única companhia aérea a operar no Quênia com cabines privativas e fechadas de Primeira Classe. A companhia também oferece uma das franquias de bagagem mais generosas do mercado, a partir de duas malas de 23 kg cada na Classe Econômica e duas malas de 32 kg cada na Primeira Classe e na Classe Executiva, por passageiro. Os passageiros de todas as classes podem desfrutar de menus inspirados na culinária regional, preparados por chefs premiados, e mais de 6.500 canais de entretenimento, incluindo filmes, programas de TV e música quenianos.
O Quênia e os Emirados Árabes Unidos mantêm relações bilaterais e econômicas profundas e mutuamente benéficas, culminando na assinatura de um Acordo Abrangente de Parceria Econômica no início deste ano. A Emirates SkyCargo, divisão de cargas da companhia aérea, tem desempenhado um papel fundamental na facilitação do comércio global com o Quênia, operando três voos cargueiros semanais para Nairóbi, além da capacidade de carga nos porões das aeronaves de passageiros. O Quênia é um dos quatro maiores produtores de flores do mundo, cultivando flores populares como rosas, cravos e crisântemos. Em 2024, a Emirates SkyCargo transportou mais de 16.000 toneladas de flores frescas, levando-as da fazenda à floricultura em apenas 24 horas.
A Emirates também criou oportunidades de emprego, tanto para sua equipe de 50 pessoas em Nairóbi quanto para suas operações globais. Mais de 1.100 quenianos trabalham no Grupo Emirates em diversas funções, desde RH, vendas e marketing até a cabine de comando. Desses funcionários, 254 fazem parte da comunidade multinacional de tripulantes de cabine da Emirates, e outros 41 são pilotos, viajando pelo mundo todo com a maior companhia aérea internacional do planeta.
Além de suas operações, a Emirates apoia três organizações humanitárias quenianas voltadas para o bem-estar infantil por meio da Fundação Emirates Airline. A Escola Infantil e Primária Little Prince oferece educação e reabilitação holísticas para crianças, e a Fundação apoia seu programa de alimentação desde 2014; a Alfajiri Street Kids oferece um espaço seguro e uma variedade de programas com foco em arteterapia para mais de 200 crianças; e, por fim, a Fundação patrocina bolsas de estudo de quatro anos para 10 alunos do Centro Starehe Boys, que oferece apoio acadêmico para meninos carentes e inclui o ensino médio e diversos programas de ensino superior.






