Foi sancionada na primeira quinzena de Outubro a Lei nº 22.696, que institui a Rota Turística da Inovação do Estado do Paraná, de autoria da Deputada Estadual Maria Victoria (PP). A nova legislação reconhece e estrutura o turismo voltado à inovação, posicionando Curitiba e o Paraná como destinos de vanguarda não apenas para eventos e negócios tradicionais, mas também para o crescente ecossistema de tecnologia e inovação.
De acordo com o texto da lei, a Rota Turística da Inovação tem como objetivos promover e divulgar os municípios integrantes, incentivar a inovação no Estado, estimular ambientes favoráveis a projetos e soluções inovadoras, difundir a cultura empreendedora e potencializar o desenvolvimento socioeconômico regional, fortalecendo a geração de emprego e renda por meio do turismo inteligente.
“É importante destacar que toda essa iniciativa teve origem nas conversas entre o Convention, a Assespro e a Deputada, evidenciando que a inovação está integrada à nossa visão. A criação dessas rotas reforça como o movimento de inovação tem gerado impactos significativos no turismo do Estado”, afirma a Presidente do Curitiba Convention, Gislaine Queiroz.
O Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Adriano Krzyuy, ressalta que a nova lei amplia as oportunidades de cooperação entre os setores de turismo e tecnologia. “Esta é uma iniciativa conjunta entre a Assespro e o Curitiba Convention, que tem como propósito fortalecer, especialmente com a recente aprovação da lei, o turismo de negócios voltado às áreas de tecnologia e inovação — setores nos quais o Paraná vem se consolidando como um dos principais protagonistas no ecossistema brasileiro. Com esse novo marco legal, amplia-se o potencial de atuação conjunta na criação de uma rota de turismo de negócios, valorizando o expressivo desenvolvimento tecnológico, inovador e de turismo inteligente presente não apenas na capital, mas também em diversas regiões do interior do Estado”, completa.
“O Paraná é referência em inovação no país. Temos parques tecnológicos, hubs e centros de pesquisa reconhecidos no Brasil e também internacionalmente. A Rota Turística da Inovação é uma forma de integrar esses ambientes e mostrar o potencial criativo e tecnológico das nossas cidades”, diz a Deputada Maria Victoria. “Além de atrair visitantes, a Rota fortalece o empreendedorismo, estimula a inovação local e cria uma vitrine permanente para o talento paranaense. É uma forma moderna de promover nosso Estado, valorizando quem transforma ideias em soluções”, resume.






