No acumulado de janeiro a setembro de 2025, a Azul transportou cerca de 1,13 milhão de Clientes no Pará, segundo dados da ANAC
Santarém (PA), Viracopos (SP), Confins (MG), Macapá (AP) e Recife (PE) lideram conexões com Belém
São Paulo, 27 de outubro de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas no Brasil, registrou um desempenho expressivo no Pará ao transportar mais de 115 mil Clientes no Estado apenas no mês de setembro de 2025, entre voos domésticos e internacionais, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Os bons resultados operacionais refletem o compromisso da Azul em atender à demanda crescente por voos no Estado, especialmente em rotas que conectam Belém a outras capitais estratégicas, bem como ao interior paraense – para onde somente a Azul voa – como o Arquipélago do Marajó.
A oferta de assentos também acompanhou esse movimento de crescimento, com mais de 155 mil lugares disponibilizados no mesmo período. No acumulado de janeiro a setembro de 2025, a Azul transportou cerca de 1,13 milhão de Clientes no Pará, com uma oferta total de mais de 1,53 milhão de assentos, considerando voos domésticos e internacionais.
As cinco rotas com maior volume de passageiros no Pará em setembro foram Santarém-Belém, Viracopos-Belém, Confins–Belém, Macapá-Belém e Recife-Belém, evidenciando a relevância da capital paraense como centro de conexão entre o Norte, o Sudeste e o Nordeste do país – movimentado por grandes eventos religiosos, como o Círio de Nazaré, ou voltados à preservação do meio ambiente, como a COP30.
“O Pará é um dos pilares da nossa operação na região Norte. Investimos em rotas que fortalecem a mobilidade dos paraenses e impulsionam o desenvolvimento regional, conectando Belém a importantes centros urbanos do Brasil e a cidades que, anteriormente, só eram acessíveis por via fluvial, como Breves, por exemplo. Os bons resultados apresentados demonstram que a companhia vem consolidando sua atuação estratégica, promovendo o turismo sustentável e valorizando os destinos nacionais.
Com isso, oferecemos aos visitantes acesso facilitado à capital paraense, reconhecida por sua riqueza cultural, gastronomia singular e belezas naturais”, afirma Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
Em âmbito nacional, a companhia ultrapassou a marca de 23,7 milhões de passageiros transportados entre janeiro e setembro de 2025, superando os números de 2024 e os níveis pré-pandemia (2019). O Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da Azul, liderou em embarques e desembarques no período.
Operação no Estado – No Pará, a Azul opera nos aeroportos de Almeirim, Altamira, Belém, Breves, Carajás, Itaituba, Marabá, Oriximiná, Ourilândia, Paragominas, Porto de Moz, Salinópolis, Santarém e Tucuruí. São mais de 2,3 mil voos mensais pousando ou decolando nos aeroportos do estado, totalizando mais de 320 mil assentos entre chegadas e partidas. Além disso, a companhia oferece três voos semanais diretos para Fort Lauderdale, com saída da capital paraense.
Voos para a COP30 – Durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), a Azul disponibilizará 646 voos, entre chegadas e partidas, com cerca de 100 mil assentos disponíveis entre os dias 9 e 22 de novembro. As aeronaves partirão de 18 cidades brasileiras, com destaque para os três principais hubs da companhia: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) – que oferecem conexões a partir de outras 130 localidades atendidas pela aérea em todo o Brasil. Segundo a organização do evento, são esperados representantes de 196 países, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Sobre o Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos. Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 250 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse o site da Azul






