Seminários reuniram representantes do setor para discutir o fortalecimento do turismo sustentável e esportivo
Como parte da agenda do Brasil na presidência Pro Tempore do Mercosul, o Ministério do Turismo promoveu, nesta quarta-feira (22), seminários abertos ao público para debater temas estratégicos para o desenvolvimento do setor no Brasil e na América do Sul.
Turismo resiliente e sustentável no contexto da COP30 no Brasil e Rota Turística de Futebol do Mercosul foram os temas de destaque do encontro.
Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo, esteve presente no evento e destacou o lançamento da Rota, temática que movimenta paixões, economia e cria identidade com as comunidades locais.
“Fico muito satisfeita de saber que o Brasil e o Sul global ganharão com isso, porque o nosso presidente Lula sempre reforça o papel do multilateralismo e reforça o papel do ganha-ganha. Hoje eu convido a todos para ganharem junto conosco”, disse.
Os seminários representam um momento chave para posicionar o bloco como uma potência em duas frentes cruciais: o turismo sustentável, em um diálogo preparatório para a COP30, e o turismo esportivo, aproveitando a paixão compartilhada pelo futebol.
Participaram do seminário sobre Turismo Resiliente e Sustentável a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero; Heitor Kadri, do Escritório para as Américas da ONU Turismo; André Dias, gerente de Interlocução Ministerial da Embratur; e Jaqueline Gil, da Ampliamundo.
É inegável que os destinos turísticos sofrem com as ações climáticas. Ao falar sobre a temática, Carolina Fávero destacou que o Brasil atua na construção de um turismo que não apenas caminha para a sustentabilidade, mas que promove a resiliência e a regeneração dos territórios.
“Promovemos o desenvolvimento sustentável com resiliência, fortalecemos o financiamento para infraestruturas e valorizamos os modos de vida e a cultura das comunidades com foco na justiça climática, protegendo nosso patrimônio para as próximas gerações”, destacou.
André Dias, da Embratur, reforçou o compromisso do país com práticas responsáveis no setor. “O governo brasileiro tem trabalhado fortemente por um turismo sustentável que promova resiliências e gere emprego e renda”.
A Rota Turística de Futebol do Mercosul, principal legado da presidência brasileira no grupo de turismo do bloco, foi criada para integrar destinos que possuam relevância histórica no futebol. O projeto é uma ação estratégica que utiliza a paixão pelo futebol para aumentar o fluxo turístico internacional entre os países do bloco, fortalecer a marca “Visit South America” e gerar novas oportunidades de desenvolvimento regional.
Participaram do encontro Patrick Corrêa, Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte; o ex-jogador Washington “Coração Valente” Cerqueira, da Associação de Clubes de Futebol do Brasil (APFUT); Heitor Kadri, do Escritório para as Américas da ONU Turismo; Anderson Tebalde, Delegado de Polícia e gerente do Projeto Estádio Mais Seguro; e Tatiana Oliveira, coordenadora de Turismo Responsável da Pasta.
No encontro, Patrick Corrêa destacou a realização da primeira Copa do Mundo de futebol feminino na América do Sul, que acontecerá no Brasil, em 2027. “O futebol é uma potência que gera emprego e renda, indo além da paixão nacional; e o turismo tem batido recordes de recepção de turistas no país. A iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, é a oportunidade de deixar um legado com a realização da primeira Copa do Mundo Feminina na América do Sul”.
Já Washington Cerqueira, da APFUT, parabenizou a iniciativa. “Essa rota mexe com a paixão nacional e internacional pelo futebol. Além de promover o esporte, fomenta o turismo e movimenta a economia de todos os países envolvidos”.
Durante o seminário sobre a Rota Turística de Futebol do Mercosul, foram apresentadas ações voltadas à segurança e à proteção no turismo. Além do programa “Estádio Mais Seguro”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tatiana Oliveira, coordenadora do MTur, apresentou iniciativas como o Código de Conduta Brasil, o Movimento Turismo que Protege e o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo