Da esquerda para a direita, os pilotos de verificação Larcell Armstrong, Gautam Samant, Danny Ryan e Carleton McQueen.
Filadélfia (PHL) para Edimburgo, Escócia (EDI), em um Airbus A321neo. Não é uma rota típica que a American voa nessa aeronave, mas, ao longo de setembro, foi extremamente importante.
Voar através do Atlântico Norte não é novidade para a American, mas será novidade para os pilotos da frota Airbus A320 (Airbus A319/A320/A321/A321neo). A partir do próximo ano, a companhia aérea colocará o Airbus A321XLR — uma versão de ultralongo alcance do A321neo — em serviço transatlântico. O A321XLR tem um alcance de até 4.700 milhas náuticas, abrindo um mundo de novas oportunidades para a American e sua malha aérea. É claro que isso também significa novos procedimentos e regiões do mundo para os pilotos da companhia aérea aprenderem.
De 4 a 25 de setembro, a American realizou uma série de 42 voos entre PHL e EDI (ida e volta!) para que um grupo de pilotos verificadores fosse treinado e qualificado para operar sobre o Atlântico Norte. De lá, eles treinarão os pilotos de linha do A320 da American no território, inicialmente na base de pilotos de Nova York. Vários desses voos envolveram inspetores da Administração Federal de Aviação (FAA) para que os oito pilotos verificadores iniciais pudessem ser qualificados. Depois disso, o primeiro grupo de pilotos verificadores qualificou o restante do grupo.
Esses voos de treinamento se concentraram em vários aspectos exclusivos do voo no Atlântico Norte:
- O sistema North Atlantic Track — uma rodovia no céu que muda diariamente com base nas condições do vento — usa procedimentos exclusivos desta área.
- As operações de controle de tráfego aéreo nesta região são um ambiente sem radar, então os controladores que supervisionam o espaço aéreo dependem de relatórios de posição enviados por aeronaves (automaticamente ou por voz) em vez do ambiente de controle de tráfego aéreo baseado em radar ao qual a maioria dos pilotos de A320 que voam domesticamente estão acostumados.
- Os pilotos do A320 se comunicam por meio de tipos de rádio diferentes dos usados internamente — e às vezes usam satélites para se comunicar com o ATC.
- Os pilotos do A320 também devem aprender sobre aeroportos de desvio adequados no Atlântico Norte.
Mais detalhes sobre os A321XLRs da American serão compartilhados em breve, incluindo os destinos internacionais iniciais do novo tipo de aeronave.
Airbus A321XLR em resumo | |
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Faixa | 4.700 milhas náuticas |
Primeira entrega | 4º trimestre de 2025 |
Primeira rota | JFK-LAX |
Número inicial de pilotos de linha que voarão o XLR em rotas transatlânticas | 45 |