As experiências de natureza e aventura representarão o país no maior evento global do segmento, reforçando o posicionamento do Brasil como destino de diversidade, conservação e autenticidade
13/10/2025 – A Embratur selecionou vai levar experiências de turismo de natureza e aventura do projeto Feel Brasil para participarem do Adventure Travel World Summit (ATWS) 2025. O evento, considerado o maior do segmento, acontece a partir desta segunda-feira (13) e vai até quinta (16), em Puerto Natales, no Chile. A participação da Embratur é estratégica para consolidar o Brasil como destino líder global nesse segmento, promovendo a diversidade e autenticidade da oferta turística nacional no mercado internacional.
Reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade, diversidade cultural e compromisso com o turismo sustentável, o Brasil ocupa o 1º lugar mundial em Ecoturismo e Turismo de Aventura (Adventure Tourism Development Index 2023/2024) e o 2º lugar entre os destinos mais desejados para Natureza e Vida Selvagem.
Com 30% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas, o país abriga 9 Sítios Naturais, 15 Culturais, 1 Misto e 6 Geoparques Mundiais reconhecidos pela UNESCO, além de 7 Reservas da Biosfera — um patrimônio natural e cultural que sustenta o posicionamento do Brasil como referência global em turismo responsável, inclusivo e regenerativo.
Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Feel Brasil é um portfólio internacional que reúne 101 experiências autênticas e sustentáveis de todas as regiões do país. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.
A principal ação da Embratur será representar o país no Marketplace do ATWS, participando de rodadas de negócios pré-agendadas com os principais operadores internacionais de turismo de aventura. Os encontros para promover novos negócios e criação de rede de contatos tem agendamento prévio por perfil de empresa participante, garantindo que partes com interesses complementares tenham tempo de conversa.
A participação na feira reforça, ainda, o comprometimento da Embratur com a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica que a ação “posiciona o Brasil como destino competitivo, atraindo turistas com maior valor agregado e fortalecendo o turismo de natureza como diferencial”. “Nós somos um país que tem 30% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas, abrigamos nove Sítios Naturais, 15 Sítios Culturais, um misto e seis Geoparques Mundiais reconhecidos pela UNESCO, além de sete Reservas da Biosfera. Esse é um patrimônio natural e cultural que sustenta o posicionamento do país como referência global em turismo responsável, inclusivo e regenerativo”, afirmou.
“Nosso objetivo é claro: atrair turistas com maior valor agregado, mostrando a força do nosso turismo de natureza e aventura, que é, ao mesmo tempo, autêntico e sustentável. Com seis biomas e dimensões continentais, o Brasil tem capacidade para liderar esse segmento no mundo. Ao darmos visibilidade a experiências que, em sua maioria, são lideradas por mulheres e têm um forte compromisso social e ambiental, reforçamos o nosso compromisso com a conservação e a inclusão, promovendo um turismo que gera riqueza e protege nossos biomas”, completou Freixo.
Evento estratégico
O ATWS 2025 é um ponto de encontro para centenas de profissionais do turismo, incluindo operadores, destinos, jornalistas, investidores e formadores de opinião. A programação inclui painéis, reuniões de negócios, experiências imersivas e encontros com a imprensa especializada. A Embratur participa do evento em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), com a qual mantém um acordo de cooperação e que é a promotora do summit. O Brasil esteve no summit em 20 das 21 edições.
A presença da Agência no ATWS está alinhada às diretrizes do Plano Brasis, o novo plano internacional de marketing turístico 2025-2027 do Brasil, que estabelece a diversificação da oferta de destinos como um dos pilares para apresentar o país no mercado global. A participação da Embratur neste encontro reforça também a importância do trabalho conjunto com parceiros do setor privado, como o Sebrae, para levar negócios para pequenos empreendedores brasileiros e promover o desenvolvimento regional.