A ABIH-SP realiza, em 13 de outubro, em Ribeirão Preto (SP), um encontro liderado por Augusto Marques, vice-presidente da entidade
ABIH-SP articula pacto de calendário em Ribeirão Preto:
reunião em 13/10 une hotelaria e eventos por demanda contínua

A ABIH-SP realiza, em 13 de outubro, em Ribeirão Preto (SP), um encontro liderado por Augusto Marques, vice-presidente da entidade, ao lado de Luit Marques e Marcelo Rocci (fundadores da Banana Eventos), com representantes de hotéis e promotores dos principais eventos do destino e região. O objetivo é alinhar uma agenda colaborativa que reduza a sazonalidade, qualifique a experiência do visitante e sustente o desenvolvimento econômico e social de forma contínua.
A reunião será aberta pelo setor de eventos, que trará reflexões sobre a necessidade de equilibrar políticas tarifárias durante grandes festivais, buscando harmonizar interesses entre a hotelaria e os organizadores para fortalecer Ribeirão Preto como destino. Em seguida, os promotores devem anunciar a nova data do João Rock e celebrar uma conquista conjunta já obtida: o desacoplamento do Ribeirão Rodeo Music da janela da Agrishow, passo fundamental para evitar sobreposição de datas e ampliar resultados ao longo do ano.
A ABIH-SP propõe aprofundar o debate sobre demanda turística na cidade e na região, mapeando fluxos e oportunidades ao longo do calendário anual. A entidade defende que hotelaria e eventos atuem em conjunto na realização, patrocínio e apoio de iniciativas de todos os portes, rumo a um calendário permanente — com roadshows, feiras temáticas, encontros corporativos, festivais regionais e programações especiais de finais de semana e férias.
A proposta transforma desafios em oportunidades de cluster: cada grande festival ou feira funciona como pico-âncora, irradiando microtemporadas antes e depois, com ofertas integradas de hospedagem, gastronomia, experiências e mobilidade.
Augusto Marques (VP, ABIH-SP): “Ribeirão Preto tem potência para ser destino de 12 meses. Queremos construir, com eventos e hotéis, um pacto de previsibilidade: calendário coordenado, comunicação antecipada, transparência de políticas comerciais e um pipeline de ativações que sustente ocupação, receita e empregos o ano inteiro.”
Agenda – 13/10
• Abertura (eventos): contexto, nova data do João Rock e diretrizes.
- Hotelaria (ABIH-SP): estrutura de custos, lógica de revenue/ocupação e compromissos de transparência.
Serviço
Local da reunião: ACIRP
Endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro – Ribeirão Preto
Data: 13/10/2025
Horário: 16h