Foram mais de 41 mil caminhões em setembro nos cinco portos secos sob concessão, número 15% superior ao mesmo mês do ano passado e 6% maior do que agosto
A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do País, registou o ingresso de 41.053 veículos nos cinco portos secos de fronteira sob sua concessão no mês de setembro, o maior número dos últimos 24 meses, 6% superior ao mês de agosto e 15% acima de setembro do ano passado.
O resultado recorde do período se deu por conta do aumento de importação de cargas como fertilizantes, veículos zero quilômetro, alimentos e bebidas, grãos e aço, entre outros produtos importados por seus clientes. Os gates automatizados das unidades e a redução do tempo de liberação de cargas por aperfeiçoamento de processos também colaboraram para o resultado.
“Este é mais um resultado positivo conquistado este ano e mostra que os constantes investimentos em nossa operação têm permitido o aperfeiçoamento dos nossos serviços de fronteira, impactando positivamente os nossos clientes e o comércio exterior entre os países do Mercosul”, afirma Francisco Damilano, gerente geral de Operações das Fronteiras da Multilog.
As unidades que mais puxaram os números para cima foram os portos secos gaúchos de Jaguarão e Uruguaiana, além do Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), o maior da América Latina. Na unidade de fronteira paranaense, em setembro, passaram 19.157 caminhões, 4% a mais do que em agosto e 14% acima de setembro de 2024. Na unidade de Uruguaiana, foram 15.150 veículos em setembro, número 8% superior a agosto e 21% maior do que setembro do ano passado. Em Jaguarão, houve a passagem de 3.536 veículos em setembro, 17% acima de agosto e 19% a mais que setembro do ano passado.
No Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), os números ficaram estáveis, com a passagem de 2.181 caminhões em setembro, praticamente o mesmo número de agosto, e 1% abaixo do registrado em setembro de 2024. Já no Porto Seco de Santana do Livramento (RS), foram registrados 1.029 veículos, 2% a menos que agosto e 10% a menos que setembro do ano passado, devido à queda do segmento de grãos.
Sobre a Multilog
A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e dois portos secos. Possui 2 escritórios corporativos e 35 unidades com 2,2 milhões m² de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.
Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina. Em 2023, em novo ciclo de crescimento, inaugurou o Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), o Armazém Geral Químico de Itajaí (SC) e o novo Polo de Saúde de Alphaville (SP).