Principal evento aeroportuário da América Latina e Caribe discute conectividade aérea, resiliência climática e geração de negócios do setor na região
A partir de domingo (5), Port of Spain, em Trinidad e Tobago, sediará a edição de 2025 da Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe – ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, o principal evento para o mercado aeroportuário da região. São aguardados cerca de 300 participantes, entre os principais executivos da indústria, autoridades governamentais e aeroportuárias e especialistas em aviação, tecnologia, meio ambiente, acessibilidade, gestão e finanças.
Coletiva de imprensa – aviso de transmissão por streaming
No dia 6 de outubro, às 10:30am (horário de Port of Spain) / 11:30 am (horário de Brasília), ACI-LAC reúne a imprensa para uma coletiva, onde apresentará os dados mais recentes da indústria aeroportuária na América Latina e Caribe e detalhes sobre a programação do evento.
Participam da coletiva de imprensa o diretor-geral de ACI-LAC, Rafael Echevarne; Mónika Infante, presidente do Conselho de Administração de ACI-LAC e CEO de AERODOM; e Hayden Newton, CEO da Autoridade Aeroportuária de Trinidad e Tobago
Em seguida, às 11 am (horário de Port of Spain) / 12 pm (horário de Brasília), haverá a coletiva de imprensa de SITA, quando será apresentado o estudo 2025 Passenger IT Insights, que, a partir de informações coletadas juntos a milhares de viajantes de diferentes regiões do mundo, traça o comportamento dos passageiros, tendências e serve de base para a adoção de novas tecnologias.
As coletivas serão transmitidas via streaming e poderão ser assistidas acessando o link Link
Conectividade aérea, resiliência climática e geração de negócios
Sob o tema “Aeroportos definindo a conectividade na América Latina e Caribe”, os palestrantes convidados compartilharão experiências sobre modelos de concessão aeroportuária, certificação de aeródromos, desafios climáticos, carga aérea, assistência em solo, além do estado da conectividade aérea no Caribe e na região.
É possível acessar a programação completa do evento aqui.
Incentivo à inovação e à sustentabilidade
Como tradição nas edições de ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, ACI-LAC fará também o reconhecimento, com o prêmio Green Airport Recognition, das iniciativas dos aeroportos membros que, durante o ano, promoveram ou implementaram soluções na gestão de emissões de carbono, adaptação às mudanças climáticas, restauração de ecossistemas, e mecanismos de captura de carbono. A iniciativa é coordenada pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade de ACI-LAC.
A edição de 2025 vai também dar destaque a jovens talentos que integram equipes dos aeroportos membros de ACI-LAC e contribuem com inovações para a indústria aeroportuária. Este ano, o Young Professional Award, vai premiar uma iniciativa que destaque a promoção da cultura da cibersegurança no ecossistema aeroportuário. A premiação conta com o patrocínio de SITA, parceiro de negócios (WBP – World Business partner) de ACI-LAC.
Foco no Caribe
A conferência ACI-LAC, que será realizada este ano em Trinidad e Tobago, dedicará parte de suas discussões à dinâmica e aos desafios da aviação no Caribe. Os destaques da programação incluem o Painel de Líderes do Caribe: Definindo o Futuro da Região Juntos. Ambos os eventos reunirão autoridades e líderes para discutir políticas estratégicas para conectividade, integração regional e desenvolvimento sustentável no setor.
O diretor-geral de ACI-LAC, Rafael Echevarne, ressalta a importância deste encontro do setor aeroportuário como uma plataforma valiosa para a troca de ideias, melhores práticas e soluções para desafios comuns.
“Todos os anos, buscamos destacar temas que representam os desafios diários de nossos membros e do setor aeroportuário da região. Este ano, em Trinidad e Tobago, destacamos os desafios enfrentados pelos membros das ilhas, com o objetivo de desenvolver e fortalecer sua competitividade, conectividade e capacidade de crescimento. Portanto, acreditamos que nossa conferência continua sendo um espaço de diálogo que reforça a importância do Caribe como um ator fundamental no fortalecimento da aviação e do turismo”, concluiu Echevarne.
Serviço
ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition 2024
5 a 7 de outubro | 9h
LOCAL: Hyatt Regency Trinidad – #1 Wrightson Road, Port-of-Spain, Trinidad and Tobago
Sobre ACI-LAC
ACI-LAC é o escritório regional do Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International) que representa os interesses dos operadores aeroportuários na América Latina e no Caribe. Atualmente, conta com 91 membros que operam mais de 360 aeroportos em 42 países e territórios na região da América Latina e Caribe.
Sobre a SITA
A SITA é o motor tecnológico do setor de transporte aéreo, tornando as viagens mais seguras, fáceis e sustentáveis para todos. Desde o início da aviação comercial até as fronteiras digitais de hoje, a SITA está presente, conectando o setor e contribuindo para sua evolução a cada passo.
Com cerca de 2.500 clientes, as tecnologias da SITA oferecem suporte a mais de 1.000 aeroportos e mais de 19.600 aeronaves ao redor do mundo. A empresa também auxilia mais de 70 governos a equilibrar a segurança nas fronteiras com viagens sem interrupções. Nos bastidores, a SITA conecta 45% a 50% do intercâmbio de dados do setor, permitindo que uma rede global altamente complexa opere de maneira fluida e confiável, em todas as etapas do processo.
A SITA está se transformando rapidamente. De autoatendimento avançado e controle de operações a projeto de aeroportos e fronteiras digitais, está moldando a próxima geração de viagens por meio de aquisições importantes, como Materna IPS, ASISTIM e CCM. Também está se expandindo além da aviação com iniciativas como SmartSea, levando suas tecnologias confiáveis para cruzeiros, trens e mobilidade aérea urbana.
Essa transformação vai além de novos produtos. A empresa está investindo em habilidades, ferramentas e parcerias certas para ajudar o setor a avançar com mais eficiência e agilidade, reunindo sistemas inteligentes, dados contínuos e inovação sustentável. Porque, com o aumento das viagens globais, a fluidez é fundamental.
Como parte da ousada estratégia climática, a SITA está reduzindo as emissões em 4,2% ao ano e tem como meta atingir carbono zero até 2050. Os objetivos da empresa estão baseados na ciência e são validados pela SBTi. Além disso, o crescente portfólio da companhia está ajudando os clientes a reduzir suas próprias pegadas de carbono.
De propriedade do setor e impulsionada por suas necessidades, a SITA opera em mais de 200 países e territórios.
Saiba mais em www.sita.aero