Na última quarta-feira (31/05) a ABAV-DF deu continuidade ao seu programa de treinamento e capacitação com o curso de “Gestão Financeira” ministrado por Lúcio Oliveira, especialista em planejamento estratégico e governança corporativa com 25 anos de carreira, experiência profissional na área de turismo e vários cursos acadêmicos.
“ Uns sonham com o sucesso. Nós acordamos cedo e trabalhamos duro para conseguí-lo”
Abílio Diniz – Empresário
A abertura do treinamento foi realizada pelo Presidente da ABAV-DF, Carlos Vieira que agradeceu a presença de todos, salientou o compromisso da entidade em realizar capacitações para os agentes de viagens de Brasília, mas lamentou além do baixo número de profissionais num tema de muitíssima importância o dato de agentes se escrevem e não comparecem aos treinamentos da entidade.
Lúcio iniciou salientando a importância da ABAV que conta com mais de 3 mil associados, está presente em 27 estados brasileiros, além de ser a responsável pela organização e realização da maior feira de turismo da América Latina.
Mesmo em se tratando de curdo voltado á área de finanças, Lúcio Oliveira, profundo conhecedor do turismo de uma forma geral, procurou trazer aos participantes informações referente ao mercado turístico de forma generalizada, com número e estatísticas que mostram a realidade do setor.
A mudança do comportamento dos consumidores também foi abordada, assim como as crises políticas e econômicas e a importância do turismo para o mundo que hoje representa 9% do PIB, enquanto no Brasil estamos em apenas 3%, ou seja, temos muito a crescer em representatividade e geração de empregos.
Lúcio falou da necessidade de entender o cliente, principalmente pelo fato do mesmo não precisar do agente de viagens para comprar absolutamente nada relativo a viagens, então é importante valorizar, saber atendê-lo e compreender suas necessidade para merecer o mesmo.
A agilidade precisa ser um diferencial dos agentes de viagens, pois segundo Lúcio a competitividade acontece não só entre grandes x pequenas empresas, mas estre as empresas rápidas e as lentas, então é necessário se atualizar e utilizar a tecnologia para ser competitivo e se manter vivo no mercado.
Exemplos de empresas que surgiram da noite pro dia, como: Uber que é a maior empresa de transporte sem ter um único veículo, a Airbnb, Amazon, Spotify e a Netflix que destronou a gigante Blokbuster foram colocados para que fosse possível compreender como funciona o mercado na atualidade.
“ O que seria das Oportunidades se não houvesse as Mudanças.”
Jhamal – escritor
Desafios como a crise de intermediação, as margens de lucro diminuindo e a concorrência acirrada de outros canais de vendas também foram discutidas no treinamento.
Posteriormente Lúcio foi para a parte prática do treinamento, onde fez apresentação ampla, importante e abrangente da importância da organização financeira para o bom andamento das empresas, deixando claro que 30% das empresas fecham por falhas na estratégia, mas que 60% encerram suas atividade devido a falta de organização, direção e controle de suas finanças.
Após apresentação de itens como estrutura financeira das empresas, atribuições do setor, contas á pagar, á receber, faturamento, conciliação e baixas bancárias, etc.
Ainda deu tempo de reunir os profissionais em grupo e propor uma dinâmica com levantamento de problemas e proposição de soluções dentro da área financeira e comercial da empresa, e segundo o palestrante os profissionais se saíram muito bem com o que foi apresentado em tão pouco tempo, e sugeriu que levassem essa proposta para as empresas , de efetuar reuniões e debater os problemas entre as áreas afim de melhor o andamento dos processos .
Os agentes de viagens gostaram muito do conteúdo do curso, da forma que o tema foi abordado e disseram que saíram satisfeitos da capacitação.
Lúcio ainda realizou sorteios entre os presentes de pen drives com planilhas, informações e modelos de planejamento de ações e processo que poderão ser aplicadas nas agências.
Participaram e receberam o Certificado do ICCABAV – Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens os profissionais: David Carvalho da Silva (MS Turismo), Leonardo Silva e Luzimar Almeida (Decolando Turismo), Ivan Nascimento e Érica Mourean (Relp Turismo), Lucinaldo Pereira e Ismael Lima (DF Turismo), Marília Silva (Facitur Turismo) e Moisés Ponte (Shopping do Turismo).
Veja a opinião dos agentes de viagens sobre o treinamento realizado pela ABAV-DF:
Ivan Nascimento da Relp Turismo
David da MS Turismo
Marília da Facitur de Brazlândia