A cidade de Belém (PA) recebeu reconhecimento inédito da ONU Turismo como Capital Mundial do Brega
No Dia Mundial da Música, celebrado nesta quarta-feira (1º/10), o Ministério do Turismo lança a campanha “O mundo é Brega e Belém é a capital”, em comemoração ao reconhecimento inédito concedido pela ONU Turismo, que declarou Belém (PA) como Capital Mundial do Brega. A ação integra a estratégia “Conheça o Brasil”, para estimular o turismo doméstico e valorizar as manifestações culturais do país.
Assista AQUI o vídeo da campanha.
Estrelada pela cantora paraense Joelma, a campanha terá ampla divulgação em veículos de mídia nacional, rádios locais no Pará e forte presença em plataformas digitais, redes sociais e parcerias com influenciadores.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o reconhecimento da ONU Turismo é um marco histórico. “Essa campanha celebra a força criativa do povo paraense e reafirma o Brasil como um país de culturas vibrantes e singulares. Mais do que um estilo musical, o brega é símbolo de identidade, pertencimento e alegria, e agora, um cartão de visita para o mundo conhecer Belém.”
O título foi concedido durante a 123ª reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo, em Segóvia, na Espanha. A honraria consolida o estilo musical como expressão cultural de relevância global, amplia a visibilidade do Brasil no cenário internacional e reforça a riqueza da capital paraense, já reconhecida mundialmente por sua gastronomia.
A campanha projeta o brega – movimento musical nascido nas periferias de Belém – como patrimônio imaterial que traduz identidade, criatividade e alegria do povo paraense. “É mais um movimento que dá visibilidade à diversidade do Brasil, colocando a capital do Pará como um destino turístico que une música, tradição, gastronomia e história para oferecer experiências singulares a visitantes do Brasil e do mundo”, complementa Sabino.
A CAMPANHA – A peça publicitária mergulha na diversidade do gênero musical do Brega, com o jingle que mistura vertentes como o tecnobrega, o brega romântico e o brega calypso. A campanha também amplia o olhar para além da música, valorizando a cultura local em diferentes expressões: a gastronomia aparece com o chef Thiago Castanho; a moda, com a estilista Dina Carmona; o turismo, com o influenciador Rômulo Dias; o empreendedorismo feminino, com Gaby e Clara; e outros nomes consagrados do brega paraense, como Wanderley Andrade e Hellen Patrícia, também ganham destaque.
No ambiente digital, a estratégia aposta em conteúdo multiplataforma para potencializar o alcance. Entre os destaques, estão o “Brega Talks”, série de entrevistas com personalidades locais, e o “Dançar é Brega”, vídeos gravados em pontos icônicos da cidade de Belém.
HISTÓRIA – A relação de Belém com o brega se confunde com a própria expansão do estilo musical. Nas periferias da cidade, o ritmo é mais que música: é resistência, lazer, memória e pertencimento. Do romantismo tradicional ao tecnobrega moderno, o brega paraense evoluiu ao longo das décadas, incorporando batidas eletrônicas, influências caribenhas e experimentações sonoras. Foi assim que a cidade viu brilhar fora de suas fronteiras nomes como Pinduca, Wanderley Andrade, Joelma, Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro e muitos outros que demonstram a capacidade do brega em se renovar sem perder suas raízes.
Com esse reconhecimento internacional, Belém se consolida como vitrine cultural do Brasil para o mundo, fortalecendo o turismo e projetando sua identidade única para as próximas gerações.