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terça-feira, novembro 4, 2025
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O Grupo Lufthansa segue consistentemente sua estratégia e visa aumentar significativamente a lucratividade

  • Maximização de sinergias através da promoção consistente de uma cooperação integrada e em rede dentro do Grupo
  • Foco em companhias aéreas hub: programas de transformação e renovação de frota abrem caminho para maior lucratividade
  • Mais de 230 novas aeronaves até 2030 – incluindo 100 aeronaves de longo curso
  • Negócios ponto a ponto com a Eurowings, MRO e negócios de carga completam o amplo portfólio do Grupo
  • Novas metas financeiras de médio prazo para 2028-2030:
    • Margem EBIT ajustada de 8 a 10 por cento
    • 15-20 por cento de retorno ajustado sobre o capital empregado
    • Mais de 2,5 bilhões de euros em Fluxo de Caixa Livre Ajustado por ano
  • Redução de 4.000 empregos administrativos até 2030 por meio da digitalização, automação e consolidação de processos

No Capital Markets Day em Munique, o Grupo Lufthansa apresentou seu planejamento estratégico e publicou novas metas financeiras de médio prazo.

Diante de analistas e investidores, a empresa reafirmou seu objetivo de adaptar a estrutura organizacional e operacional do Grupo para reorganizar a cooperação e as responsabilidades dentro do Grupo. O objetivo é alcançar uma cooperação mais estreita e integrada entre as funções do Grupo e as companhias aéreas, a fim de alavancar sinergias e aumentar a eficiência. Para criar valor sustentável para clientes, acionistas e funcionários, a empresa está se concentrando em quatro pilares estratégicos sob a égide do Grupo:

Companhias aéreas de rede Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines, Brussels Airlines e ITA Airways : As companhias aéreas se aproximarão ainda mais no futuro, como resultado de ajustes na estrutura organizacional e nos processos, além de uma integração ainda mais profunda. Isso esclarecerá responsabilidades, promoverá a colaboração e agilizará os processos de tomada de decisão. A gestão de toda a oferta comercial (por exemplo, gestão de rede de curta e média distância para todas as companhias aéreas hub) em todo o grupo aumentará a produtividade e a eficiência. As companhias aéreas também estão se beneficiando da forte demanda global por viagens aéreas. Essa demanda está sendo atendida por uma oferta restrita devido a atrasos contínuos nas cadeias de suprimentos dos fabricantes de aeronaves e motores, o que está tendo um efeito positivo nas receitas médias e nas taxas de ocupação. O Grupo Lufthansa desempenha um papel ativo na consolidação na Europa e está demonstrando isso de forma impressionante por meio da rápida integração da ITA Airways. Programas de transformação existentes, como o ” urnaround” na marca principal Lufthansa Airlines, estão sendo implementados de forma consistente com o objetivo de fortalecer significativamente o desempenho dos lucros. A maior modernização da frota da história da empresa é um elemento estratégico fundamental para a viabilidade futura e o aumento da lucratividade, além de um claro compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a qualidade premium. O Grupo Lufthansa espera adicionar mais de 230 novas aeronaves até 2030, incluindo 100 aeronaves de longo curso.

Ponto a ponto com a Eurowings : Após sua reestruturação e reposicionamento bem-sucedidos como uma companhia aérea de valor para a Europa, acompanhados por aumentos significativos nos lucros, a história de sucesso da Eurowings deve continuar. Em particular, a Eurowings está expandindo consistentemente suas ofertas de viagens de lazer. A operadora de turismo Eurowings Holidays, que foi desmembrada na primavera de 2025, está trazendo inovação e dinamismo ao negócio do turismo – com o objetivo claro de crescer rapidamente e se tornar uma das dez maiores operadoras de turismo alemãs. Um impulso adicional é fornecido pela maior renovação de frota da história da Eurowings, que levará a custos operacionais significativamente menores. Com a integração gradual de novos jatos de curto e médio curso (40 Boeing 737-8 MAX), a Eurowings operará uma das frotas mais jovens da aviação europeia.

MRO com a Lufthansa Technik : A líder global de mercado em suporte técnico aeronáutico está no caminho certo para implementar seu programa ” Ambition 2030″ para o futuro. Investimentos abrangentes no crescimento de seu negócio principal, na expansão de localidades e presença internacional, por exemplo, no Canadá e em Portugal, bem como na expansão de modelos de negócios digitais, devem aumentar significativamente a receita e o lucro até 2030 e garantir ainda mais a viabilidade futura da empresa. Além de seus negócios com companhias aéreas comerciais, a Lufthansa Technik está avançando com o desenvolvimento de sua nova divisão “Defesa” para se consolidar nessa área de crescimento.

Logística com a Lufthansa Cargo . A Lufthansa Cargo se beneficia principalmente da crescente demanda no comércio eletrônico e das oportunidades decorrentes da volatilidade dos mercados globais. A expansão da capacidade de carga da maior companhia aérea de carga da Europa, investimentos significativos de 600 milhões de euros no hub central de carga do Aeroporto de Frankfurt e a expansão consistente da automação e digitalização estão aumentando a lucratividade da Lufthansa Cargo, com o objetivo de se tornar uma das três maiores empresas globais no setor de carga aérea.

Transformação consistente

O ano de 2025 e os próximos anos serão marcados por investimentos significativos e ajustes abrangentes para o Grupo Lufthansa. Em particular, a renovação da frota e programas futuros como o “Turnaround” na Lufthansa Airlines fazem parte de uma mudança abrangente que visa fortalecer o Grupo Lufthansa a longo prazo e aumentar a produtividade, a eficiência e a lucratividade. Essas novas medidas já estão gerando efeitos positivos tangíveis.

O Grupo Lufthansa também impulsionará sua transformação digital nos próximos anos. Ao consolidar todas as funções de TI em um único departamento da Diretoria Executiva e combinar as unidades e competências digitais do “Digital Hangar” com a “Innovation & Tech Factory” em uma nova função central, o objetivo é expandir significativamente a expertise digital.

Outro impulsionador de valor é o programa de fidelidade de clientes do Grupo Lufthansa, “Miles & More”. O plano é aumentar o número de membros ativos em 50% até 2030. Após o anúncio do Deutsche Bank como novo parceiro para o cartão de crédito Miles & More e a parceria estratégica com o Marriott Bonvoy, as áreas de Fidelidade, Pagamento, Parcerias e Mídia de Varejo deverão ser consistentemente expandidas como áreas de crescimento para o Grupo nos próximos anos.

Novas metas financeiras de médio prazo

Como resultado, o Grupo Lufthansa espera um aumento significativo na lucratividade até o final da década. Por isso, a empresa está estabelecendo novas metas financeiras ambiciosas de médio prazo, que visam superar os resultados históricos do Grupo Lufthansa.

Em última análise, todas as iniciativas mencionadas perseguem um objetivo comum claro: posicionar a empresa para o futuro e alcançar retornos sustentáveis ​​e atrativos para os acionistas. Para tanto, a empresa pretende atingir as seguintes metas financeiras no período de 2028 a 2030:

· Margem EBIT ajustada de 8 a 10 por cento

· ROCE (Retorno sobre o Capital Empregado) ajustado antes dos impostos de 15 a 20 por cento

· Fluxo de Caixa Livre Ajustado de mais de 2,5 bilhões de euros por ano

A solidez financeira continuará sendo a base para o alcance das metas financeiras. Como já ocorre atualmente, o Grupo Lufthansa continuará buscando, no futuro, a classificação de grau de investimento das principais agências de classificação. Para se proteger contra potenciais crises, o Grupo Lufthansa continuará mantendo uma liquidez mínima conservadora de 8 a 10 bilhões de euros.

Além disso, a empresa seguirá sua política de dividendos atual, que prevê uma distribuição de 20 a 40 por cento do lucro líquido consolidado aos acionistas.

A cooperação integrada dentro do Grupo Lufthansa levará a mudanças significativas nos processos e estruturas que regem a cooperação entre as empresas do Grupo no futuro. Com base nisso, o Grupo Lufthansa está revisando quais atividades deixarão de ser necessárias no futuro, por exemplo, devido à duplicação de trabalho. Em particular, as profundas mudanças trazidas pela digitalização e o aumento do uso da inteligência artificial levarão a uma maior eficiência em muitas áreas e processos. Devido a esses desenvolvimentos e ajustes estruturais, o Grupo Lufthansa planeja cortar um total de cerca de 4.000 empregos em todo o mundo até 2030, a maioria dos quais na Alemanha. Isso será feito em consulta com os parceiros sociais. O foco será em funções administrativas, em vez de operacionais.

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