Dubai, Emirados Árabes Unidos, 30 de setembro de 2025: O uso de qualquer tipo de carregador portátil é proibido a bordo dos voos da Emirates, a partir de amanhã, 1º de outubro de 2025. A Emirates oferece carregamento no assento em todas as aeronaves, mas ainda recomenda que os clientes carreguem totalmente seus dispositivos antes de voar, especialmente em voos de longa duração.
Um “power bank” é um dispositivo portátil e recarregável projetado principalmente para fornecer energia a outros dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, laptops e câmeras. Os clientes da Emirates ainda podem transportar um power bank a bordo, com as condições específicas listadas abaixo, mas os power banks não podem ser usados na cabine da aeronave – nem para carregar dispositivos com o power bank, nem para serem carregados usando a fonte de energia da aeronave.
Regulamentos da Emirates para carregadores portáteis a bordo:
- Os clientes da Emirates podem levar um carregador portátil com menos de 100 Watts-hora.
- Não é permitido usar carregadores portáteis para carregar dispositivos pessoais a bordo.
- Não é permitido carregar um carregador portátil usando a fonte de alimentação da aeronave.
- Todos os bancos de energia aceitos para transporte devem ter informações de classificação de capacidade disponíveis.
- Os carregadores portáteis não podem ser colocados no compartimento de bagagem superior a bordo da aeronave e agora devem ser colocados no bolso do assento ou em uma bolsa embaixo do assento à sua frente.
- Carregadores portáteis não são permitidos na bagagem despachada (regra existente).
Por que a Emirates está fazendo essa mudança?
Após uma revisão abrangente de segurança, a Emirates está adotando uma postura firme e proativa para mitigar riscos relacionados a carregadores portáteis a bordo. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo no número de clientes que utilizam carregadores portáteis, resultando em um número crescente de incidentes relacionados a baterias de lítio a bordo de voos em toda a indústria da aviação.
Os carregadores portáteis utilizam principalmente baterias de íons de lítio ou polímero de lítio, e sua função é como um conjunto de baterias portáteis projetado para recarregar dispositivos em movimento. As baterias contêm íons de lítio suspensos em uma solução eletrolítica. Os íons fluem através do eletrólito, viajando de um lado para o outro entre dois eletrodos conforme a bateria carrega e descarrega. Se a bateria for sobrecarregada ou danificada, pode ocorrer “fuga térmica”. A fuga térmica em baterias é um processo autoacelerado em que a geração de calor dentro de uma célula excede sua capacidade de dissipar calor, levando a um aumento rápido e incontrolável da temperatura. Isso pode resultar em consequências perigosas, como incêndios, explosões e liberação de gases tóxicos.
A maioria dos celulares e dispositivos sofisticados alimentados por bateria de lítio possui um sistema interno de gotejamento que adiciona corrente lentamente à bateria para evitar sobrecarga, mas muitos carregadores portáteis básicos podem não ter essa proteção, aumentando o risco. Todos os carregadores portáteis estão sujeitos às novas regras a bordo da Emirates.
As novas regulamentações da Emirates reduzirão significativamente os riscos associados aos carregadores portáteis, proibindo seu uso a bordo da aeronave. Armazenar os carregadores portáteis em locais acessíveis dentro da cabine garante que, em caso raro de incêndio, a tripulação treinada possa responder rapidamente e extinguir o fogo.
A segurança é um dos valores fundamentais da Emirates e um pilar fundamental de todas as operações e práticas. A Emirates está comprometida em manter e melhorar continuamente os níveis de segurança, protegendo clientes e funcionários em todos os momentos.