22.1 C
São Paulo
sábado, setembro 27, 2025
spot_img

Dia do Turismólogo: saiba um pouco mais de uma das profissões mais importantes ao crescimento do turismo brasileiro

No Ministério do Turismo, profissionais da categoria atuam para desenvolver um setor mais sustentável e inclusivo e manifestam orgulho pelo trabalho que desempenham

escolha por turismo aconteceu depois de um sonho que tive com minha bisavó, em que ela me dizia para fazer turismo. Aquilo mexeu muito comigo e me deu a certeza de que era isso que eu tinha que fazer”. O sonho do Gustavo Assis, de 30 anos, foi definitivo para a escolha da carreira que seguiria. Atualmente, o turismólogo Gustavo atua na Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo e celebra, assim como milhares de colegas da área, o Dia do Turismólogo, comemorado neste sábado (27.09).

A data reconhece o trabalho dos profissionais responsáveis por planejar, promover e tornar possíveis experiências de viagem e lazer que movimentam a economia brasileira, fortalecem a cultura nacional e aproximam as pessoas. No Ministério do Turismo, diversos turismólogos operam de forma estratégica na construção de políticas públicas para tornar o setor mais sustentável e inclusivo – e que vem se fortalecendo a cada ano.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, parabeniza os turismólogos pela data e enfatiza a contribuição dos profissionais ao desenvolvimento do ramo. “Eu parabenizo e reverencio todos os turismólogos do nosso país por esta data. A profissão é de extrema importância e relevância para que possamos impulsionar cada vez mais o turismo no Brasil, que vem batendo todos os recordes possíveis”, declara Sabino.

Amanda Sena, turismóloga e colega de Gustavo Assis na Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, destaca a diversidade temática que envolve o setor. Para ela, o diálogo permanente com outras áreas possibilita não apenas aprender, mas também contribuir de diferentes formas.

“É com o olhar de turismólogo que pensamos no planejamento, na gestão e na administração, valorizando os aspectos naturais e históricos, ao mesmo tempo em que protegemos a cidade e as pessoas. Vejo a profissão como a base para um turismo mais justo, sustentável e responsável”, explica Amanda.

Já a turismóloga Laísa Alcântara, da mesma Coordenação de Gustavo e Amanda na Pasta, aponta o poder transformador do turismo. Com esse olhar, ela conta como o setor impacta o público de diversas maneiras: tanto os visitantes, que vivenciam experiências e criam memórias inesquecíveis, quanto os profissionais, que garantem sua renda a partir da atividade.

“A parte em que mais gosto de trabalhar aqui no Ministério do Turismo é justamente o impacto das nossas ações. Apesar de ser um trabalho de bastidor, estamos criando políticas públicas que afetam todo o país. Receber esse retorno é algo que me dá muita satisfação”, relata Laísa, que, assim como Amanda, orgulha-se de trabalhar no Ministério do Turismo e considera o trabalho no órgão a principal conquista de sua carreira profissional.

DIA MUNDIAL DO TURISMO – A data de 27 de setembro também marca o Dia Mundial do Turismo, criada pela ONU em 1980 para reconhecer a importância de um dos setores econômicos que mais crescem e se transformam no planeta. Neste ano, sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, a celebração ganha um significado especial ao Brasil: o país, que ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, liderando as discussões globais sobre o futuro da atividade.

A cada ano, a comemoração convida a comunidade internacional a refletir sobre um tema diferente, e os três pilares de 2025 (governança, inovação e investimentos sustentáveis) dialogam diretamente com as prioridades do turismo moderno: um segmento mais inteligente, inclusivo e com menor impacto ambiental.

Por Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias