A região turística mineira apresentará seus roteiros no evento que ocorre em Buenos Aires, de 27 a 30 de setembro
O Circuito do Ouro, uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais, marcará presença inédita na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que acontece de 27 a 30 de setembro em Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das maiores feiras de turismo do continente, a FIT reúne destinos, operadores, profissionais do setor e visitantes de diversos países, sendo um espaço estratégico para a promoção junto ao público latino-americano.
Integrado ao estande do Turismo de Minas Gerais, a equipe do Circuito do Ouro levará ao evento materiais promocionais e experiências que destacam a riqueza de seus quatro roteiros: “Entre Cenários da História”, “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”, “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” e “Entre Ruralidades e Personalidades”. Gastronomia, história, arte e natureza estarão em evidência, representando a diversidade e autenticidade dos 18 municípios que compõem a região. Confira neste link o vídeo institucional.
Esta é a primeira vez que o Circuito do Ouro participa de uma feira internacional com seu posicionamento de marca atual. “Estar na FIT Argentina é uma oportunidade para apresentar o Circuito do Ouro no cenário latino-americano, divulgando nossas experiências únicas, que vão desde o patrimônio histórico e cultural até a gastronomia e as belezas naturais de Minas”, destaca Natállia França, diretora executiva da associação.
Visibilidade internacional
Natállia acrescenta que a participação no evento é resultado de uma estratégia necessária para fortalecer a procura internacional que já existe no destino. “O Circuito do Ouro já recebe um fluxo importante de turistas estrangeiros, mas ainda não estávamos presentes em espaços de grande visibilidade internacional. A FIT vem para suprir essa lacuna: vamos mostrar nossos roteiros, nossas experiências e nossa história”, comenta.
Dados divulgados no início deste ano mostraram que só em 2024 Minas Gerais já recebeu mais de 42,6 mil turistas internacionais, número que representa um crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior. Entre os destinos mineiros em destaque, está a histórica Ouro Preto, integrante do Circuito do Ouro. Primeira cidade brasileira a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, encanta por seu valioso legado do período colonial, com suas igrejas barrocas, museus e ruas de pedra cheias de charme.
“Queremos também conectar o público às agências receptivas que fazem a comercialização e tornam essas viagens possíveis, valorizando os participantes do programa ‘Circuito do Ouro Recebe’”, conta Natállia. A iniciativa integra atualmente 16 receptivos selecionados por edital, que participam de ações conjuntas de promoção, capacitação, famturs, presença em feiras, entre outras atividades que contribuem diretamente para a expansão e qualificação do turismo regional.
Sobre o Circuito do Ouro
Com mais de duas décadas de atuação, a Associação do Circuito Turístico do Ouro vem desenvolvendo projetos que unem o setor público e a iniciativa privada em prol do fortalecimento do turismo regional. Ao todo são 18 municípios com grande proximidade geográfica, semelhanças históricas e culturais promovidos através das ações da ACO.
A cidade mais distante da capital Belo Horizonte está a apenas 170 km. A região é um prato cheio nos segmentos gastronômico, artístico, religioso, de aventura e de natureza e está dividido em quatro roteiros temáticos, que guiam a visitação pelas experiências e características locais.
Municípios que fazem parte do Circuito do Ouro:
- Congonhas
- Ouro Branco
- Ouro Preto
- Mariana
- Rio Acima
- Itabirito
- Nova Lima
- Sabará
- Raposos
- Santa Luzia
- Caeté
- Barão de Cocais
- Santa Bárbara
- Catas Altas
- Itabira
- Nova Era
- São Gonçalo do Rio Abaixo
- Bom Jesus do Amparo
Para saber mais sobre o 4 roteiros:
– Entre Serras: da Piedade ao Caraça
– Entre Cenários da História
– Entre Trilhas, Sabores e Aromas
– Entre Ruralidades e Personalidades