Longevos expandem seus horizontes, mergulham em novas culturas e reafirmam a liberdade de viver novas experiências em qualquer fase da vida
Foi-se o tempo que viajar para o exterior e viver novas aventuras em outro país era um sonho exclusivamente dos mais jovens. Em um mundo em que a longevidade está cada vez mais presente e integrada às novas tecnologias, muito vem mudando. Atualmente, a geração de pessoas mais velhas tem desejado e realizado novas experiências relevantes, que vão desde descobrir novos sonhos até programar um intercâmbio após os 50 anos. De acordo com a Student Travel Bureau (STB), esse setor cresceu 15% em 2024 e há previsões de 20% para esse ano. Isso é decorrente da busca por um terceiro idioma, educação executiva e do novo perfil 50+, que apresentou uma alta de 30% na procura por novas experiências em destinos internacionais.
Fazendo valer a máxima de que maturidade atualmente é sinônimo de autonomia, os longevos têm obrigado os programas de intercâmbio ao redor do mundo a se adequar às demandas desse novo mercado. Oferecem não só cursos de línguas, mas também imersões culturais em países como Malta, Canadá e Inglaterra, além de qualificações executivas para redirecionar a rota profissional. Há também uma procura por experiências como voluntariado em diversas frentes e oportunidades de trabalhar de forma temporária, enquanto mergulham na língua e na cultura local.
“O intercâmbio 50+ é mais uma forma que simboliza a virada de chave no modo como encaramos o envelhecimento. Ele reforça uma mentalidade positiva para o futuro que só tem a beneficiar quem a vivencia. Esse movimento mostra que não há idade para adquirir mais conhecimentos, fazer novas conexões e se aventurar em territórios desconhecidos. Ao contrário: a maturidade, quando bem planejada financeiramente, pode ser vivida com enorme segurança e liberdade”, afirma Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade MAG.
Para realizar um intercâmbio, é preciso se preparar financeiramente e planejar os gastos de forma cuidadosa. O Instituto de Longevidade MAG, com 9 anos de atuação em assuntos voltados ao envelhecimento e planejamento financeiro, traz ferramentas de apoio para quem deseja se aventurar no exterior, como a Planilha de Planejamento Financeiro, que apresenta um conteúdo gratuito com orientações voltadas à organização financeira para se planejar corretamente e otimizar gastos e recursos.
Sobre o Instituto de Longevidade MAG
O Instituto de Longevidade MAG é uma associação sem fins lucrativos de representação de pessoas idosas e aposentados idealizada pela MAG Seguros, cuja missão é discutir os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil, assim como auxiliar o cidadão brasileiro a garantir Longevidade Financeira em todas as fases da vida. Para atingir tais objetivos, o Instituto cria projetos, ações, eventos, além de produzir conteúdos e oferecer serviços que auxiliam as pessoas a viverem mais e melhor. Desde sua criação o Instituto alcançou grandes números, além de ser amplamente conhecido pela autoria do IDL (O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade).