Pela primeira vez, desde o início da concessão, número de pessoas que embarcaram ou desembarcaram do exterior no terminal supera marco de 2018
Belo Horizonte, setembro de 2025 – Ao longo dos 11 anos de concessão, o BH Airport segue evoluindo, comprometido em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes e promover a conectividade de Minas com o Brasil e o mundo. O mais recente resultado dessa evolução é o recorde histórico alcançado no mês de julho, quando 31.116 passageiros internacionais desembarcaram no terminal e 31.237 embarcaram para fora do país, totalizando 62.353 pessoas. É a primeira vez que o BH Airport chega a esse patamar de movimentação internacional em um mês, desde o início da concessão, superando o maior índice até então, quando 62.143 passageiros desembarcaram ou embarcaram para fora do país, em janeiro de 2018.
O BH Airport é o terceiro aeroporto com o maior número de destinos do Brasil e o segundo em destinos domésticos. A malha internacional contempla rotas para Europa, América do Norte, América Latina & Caribe: Lisboa (Portugal), Orlando (EUA), Cidade do Panamá (Panamá), Willemstad (Curaçao), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). E vem novidade por aí. A próxima edição do Routes World, considerado o evento de maior relevância no cenário da aviação para o desenvolvimento de novas rotas, será realizada ainda neste mês de setembro e tem representatividade estratégica para a expansão da malha aérea internacional do BH Airport.
O Routes World reúne companhias aéreas e aeroportos, além de outros players do setor, em uma rodada de negociações, insights e diálogos que criam oportunidades para o crescimento do mercado e estreitam parcerias, definindo o futuro global da indústria de serviços aeroportuários. “”Durante esse evento, fazemos, em média, mais de 25 reuniões, reforçando nosso potencial e nossos diferenciais estratégicos, negociando diretamente com empresas aéreas do mundo inteiro”, revela o gestor de Conectividade e Aviação do BH Airport, Clayton Begido, presença confirmada na edição 2025 do Routes World, que será realizada em Hong Kong, entre os dias 24 e 26 de setembro.
Hub de conexões
Além dos encontros anuais da aviação, o calendário do BH Airport inclui a participação em eventos de turismo, com o objetivo de dar suporte no posicionamento e promoção de Minas Gerais e Belo Horizonte, como destinos turísticos, apoiando o fomento à demanda para o estado. Com esse foco, na próxima semana, o BH Airport embarca para Buenos Aires para participar da FIT – Feira Internacional de Turismo, uma das principais feiras da América Latina para o setor. A estratégia de ampliação da conectividade internacional também integra a realização de capacitações para agentes de viagens estrangeiros, além da promoção de rotas e destinos junto às companhias aéreas.
Seguindo a rota da evolução, até o final de setembro são esperados mais de 1 milhão de passageiros circulando pelo BH Airport, projeção que representa um aumento de 13,5% em relação ao mesmo mês, em 2019, demonstrando a superação dos resultados do período pré-pandêmico. Além da malha internacional, que gera a expectativa de novas rotas até o final de 2025, o BH Airport conecta Minas a 41 destinos nacionais e 13 regionais: Araxá, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Salinas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
“Somos um hub de conexões em expansão e preparado para atender às crescentes demandas dos passageiros”, ressalta o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes. “”A alta nos resultados de movimentação reflete nossa estratégia de atuar paralelamente nas frentes de demanda e de desenvolvimento de oferta. A partir de um conjunto de ferramentas, construímos um forte aparato de negociação com as empresas aéreas”, acrescenta. “Reconhecidos como um aeroporto moderno, confortável, eficiente, seguro e sustentável, reafirmamos nosso compromisso em ampliar a conectividade e projetar, cada vez mais, o nosso estado no cenário nacional e internacional”, conclui.
Sobre o BH Airport
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.