21.8 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 22, 2025
spot_img

Parque Nacional da Furna Feia, no Rio Grande do Norte, abre as portas para visitantes

Com mais de 200 cavernas, local enriquece a oferta turística do sertão nordestino e se consolida como novo destino a amantes da natureza e de aventura

crescente interesse pelo turismo de natureza no Brasil se reflete em números. No ano passado, os parques nacionais do país registraram um recorde histórico de 12,5 milhões de visitas, destacado o segmento como um dos mais promissores do setor no país. A procura pelos locais impulsiona a economia, geram empregos, incrementam o setor de serviços.

Os amantes do ecoturismo podem comemorar: o Parque Nacional da Furna Feia, localizado no sertão do Rio Grande do Norte, foi oficialmente aberto à visitação pública. A oferta do espaço, que é a primeira unidade de conservação federal de proteção integral do estado, enriquece a oferta turística da região, juntando-se aos mais de 100 parques nacionais que podem ser frequentados em todo o país.

Localizado entre os municípios de Baraúna e Mossoró, o parque, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), protege uma área de aproximadamente 8.500 hectares de Caatinga e um dos mais importantes patrimônios espeleológicos do Brasil. A unidade abriga 207 cavernas já conhecidas, além de outras 44 situadas na sua “zona de amortecimento”, ao seu redor, consolidando-se como uma área estratégica para a conservação do ambiente subterrâneo e de seus ecossistemas associados.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que a abertura do parque é um marco para o turismo potiguar e brasileiro. “É uma vitória para o nosso ecoturismo. Estamos entregando ao Brasil e ao mundo um destino de imenso valor natural e científico, que vai gerar desenvolvimento e renda para a região de forma sustentável. Essa é a prova de que é possível unir conservação ambiental com uma atividade turística de qualidade, que valoriza o nosso patrimônio e as nossas comunidades”, enfatiza o ministro.

A visitação ao parque será realizada de forma controlada, com roteiros definidos, acompanhamento de guias capacitados e regras que garantem a segurança dos turistas e a preservação do ambiente frágil das cavernas e da Caatinga. A abertura da unidade, resultado de longos estudos técnicos, reforça o compromisso com a conservação, a educação ambiental e o turismo consciente, que valoriza e protege o patrimônio natural e cultural do semiárido nordestino.

Clique AQUI para mais informações.

RECORDE – O crescente interesse pelo turismo de natureza no Brasil se reflete em números. No ano passado, os parques nacionais do país registraram um recorde histórico de 12,5 milhões de visitas, destacado o segmento como um dos mais promissores do setor no país. A procura pelos locais impulsiona a economia, geram empregos, incrementam o setor de serviços.

O turismo nas unidades de conservação proporciona experiências ricas, que envolvem diversas opções. Entre elas, a vivência em comunidades locais e/ou tradicionais; saúde e bem-estar, por meio de atividades como caminhadas e trilhas de bicicleta; turismo de aventura, com escaladas, e observação de aves e de vida silvestre. A procura pelos locais impulsiona a economia, gera empregos e incrementa o setor de serviços.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias