ClickBus, Decolar, Localiza e Santander trazem descontos agressivos e benefícios exclusivos para estimular brasileiros a realizarem o sonho de viajar
São Paulo, 25 de setembro – Quem deseja fazer uma viagem especial, mas precisa de uma “forcinha” para realizar esse plano pode ganhá-la nos próximos dias. De 28 de setembro a 4 de outubro, acontece o #BoraFechar, ação que promete impulsionar o turismo com descontos agressivos e vantagens exclusivas em passagens aéreas, hospedagem, pacotes, aluguel de carros, viagens de ônibus e programas de fidelidade.
Idealizado pelo Google com a participação de ClickBus, Decolar, Localiza e Santander, o #BoraFechar nasce com a missão de impulsionar o turismo, ajudando o consumidor a realizar a próxima viagem. A iniciativa surge em resposta ao desejo crescente dos brasileiros de explorar novos destinos e à necessidade do setor de criar condições reais e acessíveis para que isso aconteça.
Viajar é o sonho de muitos brasileiros, mas a jornada até a concretização da viagem é frequentemente complexa e desafiadora. A pesquisa Beyond Industries, realizada pelo Google em parceria com a Offerwise, revela que a logística de transporte, bagagem e documentos causa estresse em 38% dos viajantes, e o planejamento em si gera ansiedade para 35%, devido à quantidade de detalhes e decisões.
Foi com base nesses insights que o #BoraFechar foi criado. Mais do que uma plataforma de descontos, o movimento oferece condições especiais de forma prática e conveniente, servindo como um chamado para que o viajante antecipe o que realmente importa e pare de adiar algo que o faz feliz.
“O #BoraFechar nasceu da paixão do Google em acompanhar o comportamento do consumidor e oferecer soluções para facilitar a vida das pessoas. É cada vez mais necessário um olhar estratégico e customizado da indústria de Turismo para incentivar esses viajantes a se moverem da intenção para a conversão. O fato de as buscas por viagens crescerem a cada ano no Google mostra que o desejo de viajar já existe. A indústria precisa criar as condições para que esse sonho se realize. Estamos muito contentes em encabeçar este projeto ao lado de marcas que compartilham esta filosofia e que estão sendo pioneiras em sua adesão”, avalia Daiane Dunka, head da indústria de viagens do Google Brasil. O #BoraFechar é uma iniciativa perene, a ser realizada anualmente.
A Localiza entra no movimento #BoraFechar para incentivar os viajantes a garantir com antecedência a mobilidade de suas viagens. A Companhia oferecerá 15% de desconto com o cupom BORAFECHAR em locações a partir de três diárias, contratadas entre 28 de setembro e 4 de outubro, com retirada do veículo até 31 de janeiro de 2026. A iniciativa também destaca diferenciais como a Fast Retirada Digital – que libera o carro em até 5 minutos pelo app, sem passar pelo balcão – e a capilaridade da rede com mais de 600 agências. Tudo sob o novo conceito da marca, “Simplifica e Vai”, que promete uma experiência de aluguel sem complicações.
“Na Localiza, a gente acredita que viajar é sobre criar possibilidades, e o carro é a chave que dá liberdade para desenhar a própria rota, sem depender de horários e roteiros fixos. Estar em um projeto como esse, com parceiros tão importantes, é a nossa forma de transformar o planejamento, que muitas vezes é complexo, em um convite para viver novashistórias na estrada.”, afirma Tatiana Rocha, Diretora de Marca da Localiza&Co.
Já a Decolar vai disponibilizar ofertas em todos os canais de venda (online e lojas físicas). “Viajar faz parte do desejo de milhões de brasileiros, e nosso compromisso é tornar esse sonho acessível”, diz Patricia Mandarino, diretora de Marketing da Decolar. “Participar do #BoraFechar é mais uma oportunidade para isso. Temos passagens, pacotes, hospedagens e diversos produtos com condições especiais, tanto para viagens no Brasil quanto no exterior. A nossa dica é que ao optar pelo pacote completo, o cliente pode economizar até 35% em relação à compra separada. Assim, a Decolar reafirma seu compromisso de democratizar o turismo e convida cada pessoa a viver novas histórias, sem adiar seus planos.”
O Santander oferece vantagens para clientes que utilizam seus cartões na compra de viagens, com a possibilidade de acumular até 6,4 pontos Esfera por dólar gasto. Os pontos são creditados diretamente na plataforma Esfera e podem ser trocados por passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carros, produtos, serviços e até cashback — ampliando as opções para o cliente planejar a próxima experiência.
“Nossos clientes têm a chance de mais do que dobrar os pontos do cartão e aproveitar ainda mais seus momentos de lazer. Queremos estar presentes não só no planejamento, mas também na realização de cada experiência”, afirma Gustavo Santos, diretor de cartões do Santander.
O banco também oferece benefícios que garantem praticidade e segurança, como Seguro Viagem (cobertura médica, odontológica e proteção em casos de atrasos e cancelamentos, exclusivo para cartões Visa), Digital Concierge (assistente pessoal para reservas e experiências, exclusivo para cartões Visa) e a Tag Santander Sem Parar com mensalidade zero.
Para a campanha especial do #BoraFechar e incentivar as viagens de ônibus, a ClickBus, maior Travel Tech do Brasil, trouxe duas ofertas: 20% de desconto em passagens e a assinatura do clube de viagens da marca a partir de R$4,99, uma alternativa vantajosa para quem viaja com frequência. Opções que trazem ainda mais economia para o viajante.
“Para a ClickBus é uma oportunidade de levar ainda mais brasileiros a realizarem seus planos de viagem. O transporte rodoviário é a escolha curinga da mobilidade nacional, pois estamos em mais de 5 mil destinos e, participar desse movimento reforça nosso compromisso de conectar cidades, histórias e pessoas. Trabalhamos para digitalizar a experiência de compra de passagens, e o #BoraFechar é mais um passo nesse caminho: incentivar os viajantes a não adiarem seus sonhos, com conveniência, preços competitivos e a confiança de uma plataforma líder no setor”, destaca a diretora de marketing e growth Michelle Xavier. Para comprar, é necessário acessar o aplicativo da marca ou o site clickbus.com.br.
Viajar como uma necessidade humana
O “Bora Fechar” foi inspirado nos insights do Google que destacam comportamentos e barreiras na hora de viajar, com objetivo de democratizar o ato de viajar. Mas, para entender e descomplicar verdadeiramente a jornada dos viajantes é necessário entender como cada um viaja.
Para aprofundar este conhecimento, o Google criou o estudo O Mosaico do Viajante, com 2000 brasileiros que viajaram nos últimos 12 meses. O estudo identificou os viajantes entre quatro grupos de interesse e comportamentos em relação a viagens:
● Intenso (28,4%): Viajantes entusiastas e curiosos, com alta renda familiar (R$ 11.032), viajam frequentemente (4+ vezes/ano) por 8 a 15+ dias. Buscam destinos vibrantes com vida noturna, valorizam aprendizado e hospedagem premium. Urbanos, com filhos e parceiros, são inspirados por conteúdo de viagens (62%) e buscam lembranças profundas.
● Afetivo (27,8%): Este grupo busca descanso e familiaridade, priorizando o conforto e evitando surpresas. Valorizam o descanso e o tempo em família, sendo mais conservadores e práticos, com menor interesse em novas experiências.), viajam menos (uma vez ao ano ou menos) por durações curtas (até sete dias) e residem mais no interior. Para eles, uma boa viagem é previsível.
● Conectado com a Natureza (26,2%): Priorizam conexão profunda com a natureza, sossego, relaxamento, saúde e bem-estar. Preferem praias, montanhas e ecoturismo para recarregar energias, evitando grandes cidades e vida noturna agitada. Buscam paz e calma, definindo uma viagem boa como relaxante.
● Reflexivo Cultural (17,7%): Para este perfil, viajar é recarregar emocionalmente, conectando-se ao destino. Buscam conhecer a fundo a história, cultura, arte e gastronomia, procurando novas vivências. A viagem é renovação, combinando enriquecimento intelectual e bem-estar mental. São mais urbanos, com menos filhos e parceiros.