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quinta-feira, setembro 18, 2025
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Embratur apresenta estratégia de inteligência de dados em Fórum Global da ONU, na China

Agência mostrou como sua plataforma auxilia na tomada de decisões estratégicas, bem como outras ações adotadas para impulsionar o turismo internacional no Brasil.

18/9/2025 – A cidade de Guilin, na China, é palco da 19ª edição do Fórum Turismo – PATA da ONU, um dos mais importantes encontros internacionais sobre tendências e perspectivas do setor. A Embratur tem um espaço de destaque no evento, que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro. A Agência foi convidada a apresentar sua estratégia de inteligência de dados, um dos pontos fortes da atual gestão e peça-chave para o fortalecimento do turismo brasileiro no cenário global, além de outras ações adotadas que têm gerado resultados recordes de chegadas de visitantes do exterior ao país.

O Fórum, que traz neste ano o tema “Sinergia em Movimento: Mapeando Novas Fronteiras para um Ecossistema Turístico Resiliente, Sustentável e Inteligente”, reúne formuladores de políticas, especialistas e líderes da indústria da Ásia e do Pacífico para debater o futuro do setor.

Para o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, o convite da ONU Turismo à Embratur vai muito além da apresentação da ferramenta de inteligência de dados desenvolvida pela Agência. Segundo ele, o reconhecimento internacional se deve à estratégia completa adotada a partir do uso dessas informações, que vem garantindo resultados expressivos para o Brasil, como o crescimento na entrada de turistas internacionais e aumento da receita do setor.

“Apresentamos nossa ferramenta e como ela é utilizada, mas também destacamos a cooperação regional e o Plano Brasis, que hoje é nosso principal instrumento nesse campo. Recentemente, entregamos 27 documentos específicos para cada estado, com diretrizes e orientações sobre como promover cada destino de forma estratégica, além de um plano macro nacional”, explicou Montanheiro.

De acordo com o gerente, o evento, que reúne países da Ásia e do Pacífico, é uma oportunidade única para mostrar ao mundo como a gestão atual da Embratur vem transformando a promoção internacional do Brasil. “Este é um espaço muito relevante, pois o Fórum permite compartilhar a experiência do Brasil, que tem alcançado resultados notáveis nos últimos anos”, salientou.

Inteligência de dados

Na primeira sessão técnica, dedicada a “Nova Governança e Políticas para o Futuro do Turismo: Alavancando Dados e Colaboração”, a Embratur mostrou como sua plataforma de inteligência gera insights acionáveis, soluções inovadoras e base sólida para a tomada de decisões estratégicas, tanto no Brasil quanto nos mercados internacionais.

Com um sistema robusto de monitoramento e análise, a Agência vem fortalecendo suas parcerias de dados e ampliando sua capacidade de leitura dos mercados emissores, comportamento dos viajantes e oportunidades de promoção. Essa abordagem tem permitido ao Brasil antecipar tendências, calibrar estratégias de promoção internacional e oferecer informações qualificadas ao trade turístico.

Além de apresentar sua experiência, a participação da Embratur em Guilin representa uma oportunidade única de diálogo com representantes globais e asiáticos de Organizações Nacionais de Turismo (NTAs), da indústria turística e de stakeholders chineses, ampliando a rede de colaboração internacional e reforçando a imagem do Brasil como referência em inovação e governança baseada em dados.

Mercado chinês

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta a importância da participação do evento na China, um dos mercados prioritários para o turismo internacional brasileiro, tanto pelo volume crescente de viajantes pelo mundo, quanto pelo alto poder de consumo dos turistas chineses.

“Trazer mais turistas chineses para o Brasil representa uma oportunidade estratégica. Esse público busca vivências autênticas, contato com a natureza e riqueza cultural, atrativos que temos em abundância. Por meio de parcerias que estamos fazendo com o país asiático, como a assinatura dos Memorandos de Entendimento (MOUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de turismo de lá, estamos superando barreiras de idioma, cultura e acesso, ao mesmo tempo em que fortalecemos os laços entre as duas nações”, afirmou o presidente da Embratur.

O Fórum

O Fórum, organizado pela ONU Turismo, pela PATA e pela Universidade Politécnica de Hong Kong, com apoio do município de Guilin, também abordará temas como gestão de destinos, inovação tecnológica, mercados emissores, educação e qualificação.

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