Shows nacionais e atrações culturais movimentaram o município entre os dias 11 e 14 de setembro
A terceira edição do Festival do Mar transformou Bombinhas em um grande palco de cultura, música e celebração. Durante quatro dias, mais de 80 mil pessoas participaram do evento, que é considerado o maior do calendário municipal e um dos mais esperados do ano.
Uma extensa estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público, que se divertiu ao som de diversos estilos musicais. Lauana Prado e Edu Farias abriram a festa na quinta-feira (11/9), seguidos por Grupo Sem Abuso e Alexandre Pires na sexta (12/9). No sábado (13/9), o sertanejo tomou conta do palco com Munhoz e Mariano e Clayton e Romário. O encerramento, no domingo (14/9), foi marcado pelo rock de Uniclãs, Nenhum de Nós e Marcelo Falcão.
Mas a festa não trouxe só grandes nomes nacionais. Um dos momentos mais aguardados foi o quarto Festival da Canção, realizado no sábado (13/9). Com mais de 120 inscrições e 15 finalistas, a competição distribuiu troféus e R$ 13,5 mil em prêmios entre as categorias local e geral, revelando talentos e dando visibilidade à cena musical regional.
Na categoria local, exclusiva para moradores de Bombinhas, João Lopes e Banda conquistaram o primeiro lugar, com a música “Tempo Só”. Laryssa Oliveira ficou em segundo com a canção “Imensidão” e Bruno Bah e Banda em terceiro, com “Valor do Amor”.
Já na categorial geral, os ganhadores foram Claudio Souza Farias, de Navegantes (SC), com a música “Ventania”; Guido Machado e Banda, de Florianópolis (SC), com “Tudo Bem”; e Calu Belhanssen, de Campinas (SP) com “BláBláBlá”.
A gastronomia típica, as apresentações culturais e os torneios esportivos reforçaram a identidade e a vocação do município. A II Etapa Municipal de Surf Alejo Muniz, na Praia de Mariscal, reuniu atletas de diversas categorias e um público expressivo na orla. Os resultados podem ser conferidos no site Surf Pro.
Celebração e solidariedade
O evento também teve caráter solidário. A entrada foi mediante a doação de alimentos não perecíveis. As três toneladas arrecadadas serão destinadas às famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social. Além disso, parte da venda de bebidas, camarotes e alimentação será revertida ao setor de saúde do município. Durante todo o festival, foi disponibilizada água filtrada gratuita, fornecida pela empresa Águas de Bombinhas, para que os presentes pudessem se hidratar e aproveitar ainda mais.
“O Festival do Mar é uma festa para quem vive aqui e para quem nos visita. Ele fortalece nossa identidade, movimenta intensamente a rede hoteleira, bares, restaurantes e o comércio local. Essa circulação de turistas fortalece a nossa economia e consolida o festival como um importante motor de desenvolvimento turístico e cultural”, destacou o prefeito, Alexandre da Silva.
O evento faz parte do calendário municipal e a quarta edição já está confirmada em 2026.