A 22ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia movimentou a orla da Barra, na tarde do último domingo (14), em Salvador, reunindo grupos baianos e de outros estados, que deram um colorido especial ao local, com manifestações artísticas, discursos em defesa dos direitos humanos e muita irreverência. Organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento trouxe como tema este ano “Envelhecer sem vergonha. Com orgulho”, tendo o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
“O Governo do Estado tem sido um parceiro das causas da comunidade, realizando promoção, capacitação, estruturação de roteiros, apoio a eventos inclusivos e pesquisa de demanda turística, que colocaram a Bahia em destaque como destino gay friendly”, ressaltou a coordenadora do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
“Esse é um movimento que reverbera no mundo todo. É importante ter o apoio do Estado, mas também precisamos da ajuda da sociedade civil organizada e das empresas, para fazer essa festa animada, colorida e de luta”, completou o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
A convite da Setur-BA, oito jornalistas internacionais acompanharam a Parada. Eles participam de uma press trip (viagem de imprensa) na capital baiana e seu entorno, com visitas a pontos turísticos e experiências culturais. “Agradecemos à secretaria por nos proporcionar essa experiência, de acompanhar uma festa da diversidade tão bonita e organizada. Vale a pena visitar a Bahia”, disse a jornalista colombiana Diana Cardena.
Já no exterior, a pasta estadual de Turismo incentivou outro desfile: o do cortejo da 24ª Lavagem de Madeleine em Paris (França), inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim (Salvador). Ela promoveu a cultura afro-baiana entre mais de 60 mil brasileiros, franceses e europeus de outros países, que saíram da Praça da República até a Igreja de Madeleine, puxados pelo trio elétrico com a banda Olodum, Armandinho Macêdo e Jau. O ritual interreligioso foi comandado pelo babalorixá Pai Pote, acompanhado de um padre francês. Em seguida, baianas típicas lavaram com água de cheiro as escadarias do templo.
“Foi incrível. Parecia que estávamos em plena Bahia. A Lavagem de Madeleine projeta o afroturismo baiano no mundo. Com esse forte atrativo e o voo da Air France entre Paris e Salvador, que passará para cinco frequências semanais, estimamos um boom de turistas europeus no verão da Bahia”, relatou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Agro, esporte e religiosidade – No último fim de semana, a Setur-BA apoiou, também, as comemorações pelos 11 anos de criação da Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), na Igreja de Nossa Senhora dos Alagados e de São João Paulo II; e o Dia Central de Ajuda ao Seminário São João Maria Vianney, na Federação.
No interior, o órgão ainda esteve entre os patrocinadores da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes (Curaçá), na zona turística Vale do São Francisco; do Festival Surf Soul (Camaçari), na Costa dos Coqueiros; e do Pedal da Independência (Iguaí) e 16º Encontro Nacional do Café (Barra do Choça), nos Caminhos do Sudoeste.
Foto: Tatiana Azeviche / Ascom Setur-BA