Indicadores da ABEMF mostram que viagens seguem na preferência dos consumidores na hora de trocar pontos/milhas
As viagens continuam sendo um dos grandes motivadores para a participação dos brasileiros em programas de fidelidade. Dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) apontam que mais de 15 milhões de passagens aéreas são emitidas por ano pelos consumidores brasileiros com os pontos/milhas acumulados em programas de fidelidade. Os indicadores da associação mostram ainda que houve a troca de mais de 803 bilhões de pontos/milhas por produtos e serviços ao longo de 2024. Desses, 76,5% foram destinados à emissão de passagens.
Apesar de as empresas de fidelidade continuarem sua estratégia de diversificar as opções de resgate, oferecendo cada vez mais alternativas para que os participantes possam, de fato, escolher a melhor forma de resgatar seus pontos/milhas, os dados mostram que o setor de turismo ainda tem um forte apelo junto aos consumidores. “A experiência positiva proporcionada pelas viagens representa um benefício que alia dois importantes aspectos na relação do cliente com uma marca, o lado racional e o emocional. Ao resgatar passagens, os clientes economizam dinheiro ao mesmo tempo em que vivenciam momentos inesquecíveis”, explica o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro.
Os números da associação corroboram a crescente do setor de turismo em todo o mundo. Segundo a Agência de Turismo da Organização das Nações Unidas, o segmento recuperou em 2024 os níveis anteriores à pandemia, com 1,4 bilhão de viajantes internacionais. Dados do Brasil também apontam para cima. Segundo levantamento da FecomercioSP, o turismo nacional atingiu um marco histórico no primeiro semestre de 2024, com faturamento de R$ 108 bilhões. E, de acordo com a Embratur, o país recebeu um recorde de 6,25 milhões de turistas internacionais, somente de janeiro a agosto deste ano.
Destinos mais resgatados
Entre os destinos internacionais, o mais escolhido pelos participantes para o resgate de milhas aéreas é Orlando, na Flórida (EUA), seguido por Santiago, no Chile, e Miami, também nos EUA. Completam os cinco primeiros colocados as cidades de Buenos Aires, na Argentina, e a capital portuguesa, Lisboa. No resgate nacional, a lista é formada por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza. O ranking é de um levantamento realizado pela ABEMF no primeiro trimestre de 2025.
Sobre a ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu há mais de uma década com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Azul Fidelidade, clube giro, Dotz, Esfera, Juntos Somos Mais, LATAM Pass, Livelo, Mastercard, Orbia, Smiles e Stix. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.