17 C
São Paulo
domingo, setembro 14, 2025
spot_img

Shows e festivais movimentam milhões de pessoas e impulsionam viagens de ônibus no Brasil

Eventos culturais se consolidam como motores do turismo nacional e fortalecem o transporte rodoviário

São Paulo, setembro de 2025 – A busca por experiências autênticas está redefinindo o setor turístico no Brasil. Com o avanço do turismo de experiências – que já responde por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor e cresce cerca de 30% ao ano, segundo o Sebrae – festivais de música, grandes shows e eventos culturais se consolidam como motores de viagem, e o transporte rodoviário tem papel estratégico ao garantir acesso democrático a esses eventos e impulsionar as economias locais.

A FlixBus, empresa de tecnologia para o transporte rodoviário, confirma essa tendência. Pesquisa com passageiros mostra que 22% das viagens curtas têm como principal motivação shows, festivais e eventos, percentual próximo ao turismo cultural (24%).

“Os grandes eventos movimentam economias locais, geram empregos temporários e fortalecem a imagem das cidades como destinos turísticos. Para que esse potencial seja aproveitado, é essencial oferecer meios de transporte acessíveis e confortáveis. O ônibus cumpre exatamente esse papel de inclusão e conectividade”, comenta o CEO da FlixBus, Edson Lopes.

O impacto é visível em diferentes regiões. Grandes shows no Rio de Janeiro e São Paulo atraem milhões de turistas, enquanto as festas juninas no Nordeste mostram como o transporte rodoviário viabiliza o acesso a cidades menores, ampliando o alcance cultural e econômico das tradições regionais.

“Há uma demanda crescente por experiências únicas e memoráveis, e o ônibus tem um papel essencial em tornar essas vivências acessíveis. Nosso objetivo é conectar pessoas à cultura brasileira por meio do transporte rodoviário”, completa Lopes.

Sobre a FlixBus 

Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços de transporte rodoviários, controlada pela alemã Flix, líder global em viagens acessíveis e sustentáveis, presente em 44 países. A FlixBus está inovando o segmento de transporte brasileiro com seu modelo único e inovador, que oferece viagens de ônibus seguras, confortáveis e com preços acessíveis. A empresa presta serviços de inteligência de mercado a transportadoras regulares, oferecendo soluções de tecnologia para vendas, marketing e atendimento ao consumidor. No Brasil, a FlixBus oferece passagens para mais de 100 cidades em 14 estados e no Distrito Federal. Atualmente, a empresa presta serviços a oito viações parceiras, todas autorizadas pela ANTT e com presença em rodoviárias por todo o país. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br

 

Sobre a Flix  

A Flix quer transformar o setor de transporte coletivo de passageiros ao oferecer opções mais sustentáveis de viagens de ônibus e trens em mais de 40 países, em quatro continentes. Desde o seu lançamento em 2013, a Flix tem se destacado com um modelo de negócio otimizado e uma plataforma de tecnologia inovadora, conquistando rapidamente uma posição de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia. Agora, estamos expandindo com rapidez para a América do Sul e Índia por meio de marcas reconhecidas, como FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound.

Guiada pelo crescente interesse em viagens sustentáveis, a Flix estabeleceu uma meta ambiciosa de tornar suas operações Net Zero na Europa até 2040, e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso dentro de um modelo cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.

Enquanto a Flix gerencia o lado comercial do negócio, como planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, as operações são conduzidas por parceiros confiáveis da Flix. A combinação inovadora da tecnologia e plataforma de vendas da Flix com as viagens tradicionais transformou uma start-up europeia em uma empresa líder em tecnologia de viagens, com uma expansão global impressionante.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias