Para atender aos visitantes, fornecedores da região já aceleram produção de itens como cerveja e embutidos
Blumenau (SC) se transforma para receber cerca de 500 mil pessoas durante a Oktoberfest (@oktoberfest_blumenau). O evento, que este ano acontece de 8 a 26 de outubro e chega a sua 40ª edição, movimenta não só o Parque Vila Germânica, mas também negócios de diversos setores da economia da região. E isso não se restringe ao décimo mês do ano.
A um mês do evento, eles intensificam na produção, investem em novos processos, definem metas e já começam a preparar alguns itens que vão abastecer a festa.
5 toneladas de linguiça Blumenau
A grande estreia da gastronomia da Oktoberfest em 2025 é a Casa da Linguiça Blumenau. O embutido, que desde 2024 tem Indicação de Origem e também é patrimônio cultural de Santa Catarina, ganha um espaço exclusivo para suas receitas dentro do evento. A Olho Embutidos e Defumados (@olhoembutidos), de Pomerode (SC), será a marca responsável pela linguiça Blumenau servida no local. Só neste ponto de venda, a expectativa é que sejam mais de 5 toneladas do produto, o que representa mais de 16 mil unidades de linguiça Blumenau.
17 toneladas de salsichas
Mas não é só na linguiça Blumenau que a produção da Olho está ainda mais intensa. A marca também tem entre os seus carros-chefes as salsichas que compõem diversos pratos da gastronomia alemã. Entre a Bockwurst e a Bratwurst (versões vermelha e branca do embutido) a previsão é de que sejam 17 toneladas produzidas para o evento.
80 mil litros de chope
Para harmonizar com a gastronomia, muito chope será consumido no evento. A Cervejaria Blumenau (@cervejablumenau), que está na Oktoberfest como uma das marcas artesanais desde 2016, prevê a produção de 80 mil litros exclusivamente para o evento. O volume considera a venda em dois pontos localizados nos pavilhões e também em bares e restaurantes da região, que têm as vendas aumentadas graças à festa.
Alguns dos estilos que serão comercializados no evento, que levam mais tempo nos tanques para atingirem o sabor desenhado pelo mestre cervejeiro, começaram a ser produzidos na última semana. Para atender ao público na Oktoberfest, a Cervejaria Blumenau atua com a contratação de cerca de 30 profissionais temporários, que estão em fase de seleção.
4 toneladas de joelho de porco
Um dos pontos mais tradicionais do evento, a Bier Vila (@biervila) promove uma mudança estrutural intensa na casa para receber a Oktoberfest. O espaço que funciona o ano inteiro comercializa no evento mais de 4 toneladas de joelho de porco e 20 mil batatas recheadas. Para tornar isso possível, além de uma negociação com os fornecedores que já acontece muitos meses antes do evento, a casa também faz a contratação de 50 profissionais temporários, que atuam desde a cozinha até o atendimento ao público.
Para este ano, a novidade da Bier Vila é um menu de pizzas de fermentação natural servidas na caixa, para serem degustadas durante o movimento da festa. Os sabores desenvolvidos em parceria com a Izzy Pizzas fazem alusão à cultura gastronômica da cidade: linguiça Blumenau, joelho de porco, strudel de maçã e cuca de banana.
——————————
Expectativa é de que mais de 5 toneladas de linguiça Blumenau sejam vendidas no espaço dedicado ao produto
Foto: Divulgação
Frida Blond Ale é um dos rótulos da Cervejaria Blumenau que estará nos pavilhões da Oktoberfest Na gastrononomia, joelho de porco é um dos destaques da Bier Vila, com quatro toneladas consumidas apenas no evento
Foto: Divulgação
Foto: Leo Laps/Divulgação