De 4 a 6 de setembro de 2025, Brasília será palco da Conferência Internacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que reunirá mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais. Entre os nomes confirmados estão Karl Fender, Elizabeth de Portzamparc e Ester Carro, referências globais quando o assunto é inovação e impacto social na arquitetura e no urbanismo.
Com o tema “Arquitetura e Urbanismo para todos”, a programação será guiada por três trilhas: Caminhos da Memória, dedicada à preservação e identidade; Lugares do Cotidiano, voltada às vivências urbanas; e Trajetória da Inovação, que trará soluções, tecnologias e novos modos de projetar o futuro.
Durante a abertura do evento, nesta manhã, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, destacou a relevância do evento para a cidade.
“Estamos muito felizes em receber esta conferência. Reunir arquitetos, urbanistas, empresas, representantes do poder público e acadêmicos para debater o futuro das cidades é uma oportunidade única de compartilhar as mais recentes inovações, soluções e estratégias que vêm sendo aplicadas para responder às demandas sociais e ambientais de nossas comunidades”, afirmou.
O encontro também terá papel estratégico na construção de propostas que serão levadas à COP30, que acontece em novembro, em Belém.
“É também uma ocasião para fortalecer o papel da arquitetura e do urbanismo na agenda global de desenvolvimento, sobretudo no contexto das negociações da COP30. O que for discutido aqui em Brasília ecoará para além de nossas fronteiras, contribuindo com caminhos para cidades mais sustentáveis, humanas e inclusivas”, ressaltou o secretário.
Além de consolidar a capital como referência mundial em debates sobre arquitetura e urbanismo, a Conferência também deve movimentar o turismo de eventos, atraindo visitantes de várias partes do Brasil e do exterior, fortalecendo a rede hoteleira, gastronômica e cultural da cidade.
Serviço
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
Data: 4 a 6 de setembro de 2025