Os dois principais parceiros na América Latina se unem para eliminar gargalos no fluxo turístico
O Rio de Janeiro será a sede, em junho, do primeiro Encontro de Trabalho das Lideranças do Setor Turístico do Brasil e Argentina, visando eliminar gargalos no fluxo turístico e a promoção conjunta dos dois principais parceiros na América Latina. A definição do calendário de trabalho aconteceu nesta terça-feira (4) na WTM Latin America em São Paulo, durante reunião com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, e o secretário de Turismo da Nação Argentina, Alejandro Eloy Lastra.
“Nós e o ministro Gustavo Santos estamos alinhando esta pauta há um bom tempo. Chegou a hora de partir para a prática. Tanto Argentina quanto Brasil são os maiores parceiros de turismo internacional, em suas respectivas economias. Mas podemos melhorar esses números ao eliminarmos alguns gargalos. Por isso, vamos nos reunir e montar uma pauta básica para atacar esses problemas. Também vamos avançar na questão da promoção conjunta para países remotos, em especial a China”, resumiu Lummertz ao lembrar das conversas iniciadas no ano passado com o ministro do Turismo da Argentina.
A ideia é fazer encontros bilaterais periódicos, a cada edição em um país, sempre em local reconhecido como destino turístico relevante. “Além de enfrentar os gargalos, vamos dar mais visibilidade aos locais dos encontros, com presença de mídia e de lideranças do trade dos dois países”, destacou Alejandro Eloy Lastra.
Segurança na fronteira, vistos de entrada e preços de tarifas de embarque estarão na agenda desse primeiro encontro. Os argentinos estão propondo que a segunda reunião seja realizada na cidade de Mendoza, região ao pé da cordilheira dos Andes conhecida pela produção de vinhos finos. O diretor de Inteligência Competitiva da Embratur, Gilson Lira, participou do encontro, bem como o secretário executivo da Inprotur, Roberto Palais.
“Vamos aproveitar esta grande oportunidade para construir, junto ao governo da Argentina, uma agenda estratégica para fortalecer o turismo na América do Sul e, principalmente, no Brasil”, finalizou o diretor Gilson Lira.