22.6 C
São Paulo
domingo, agosto 24, 2025
spot_img

Ministério do Turismo fortalece governança da RedeTrilhas e amplia potencial turístico do Brasil

Pasta destacou a importância das trilhas de longo curso como produtos sustentáveis e instrumentos de inclusão, geração de renda e preservação ambiental

O Ministério do Turismo reforçou, durante debate no Núcleo do Conhecimento do 9º Salão do Turismo, em São Paulo (SP), seu compromisso com a consolidação da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) como política pública estratégica para o país. Criada no ano de 2018, a iniciativa interliga áreas naturais e culturais por meio de corredores ecológicos, que promovem conservação ambiental, inclusão social, recreação e desenvolvimento econômico.

Mediado por Sonia Kinker, coordenadora-geral de Uso Público e Serviços Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a conversa reuniu representantes do poder público e organizações sociais. Representando o Ministério do Turismo, a coordenadora-geral de Produtos e Experiências do órgão, Fabiana Oliveira, ressaltou a evolução da RedeTrilhas:

“Estamos revisando a política pública e construindo um novo modelo de governança, de forma participativa e integrada, envolvendo academia, ONGs e comunidades próximas às unidades de conservação. Nosso objetivo é transformar as trilhas em produtos turísticos, posicionando o Brasil tanto no mercado interno quanto no exterior. Precisamos de uma rede que congregue múltiplos setores e assegure representatividade social”, sustentou Fabiana.

O processo de reavaliação da governança da RedeTrilhas já contabiliza mais de 22 horas de debates, com a participação de 37 representantes de 23 organizações. O processo tem foco na atualização dos normativos vigentes e na estruturação de mecanismos mais inclusivos.

O analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samuel Schwaida, destacou que a RedeTrilhas fomenta a capacitação, a inovação e a promoção de destinos, consolidando uma gestão estruturada e reconhecida. “A RedeTrilhas é multimodal, congrega centenas de iniciativas e integra elementos culturais, históricos e religiosos, além de fomentar a preservação das áreas protegidas”, apontou Schwaida.
Para Sara Moraes, diretora regional da RedeTrilhas no Paraná, o desafio é claro: “queremos conectar o Brasil com trilhas confiáveis, acessíveis e sustentáveis”. Já Júlio Meyer Junior, diretor da Rede Brasileira de Trilhas, reforçou o papel estratégico do turismo: “quando temos uma trilha linear, criamos um roteiro com serviços associados, transformando-o em produto turístico. O turismo é nossa melhor ferramenta para conservar o que temos e recuperar o que perdemos”.

Com o fortalecimento da RedeTrilhas, o Ministério do Turismo reafirma a condição do Brasil como referência em turismo sustentável, com foco na valorização do patrimônio cultural e ambiental, na geração de emprego e renda e na ampliação da conectividade ecológica em todo o território nacional.

NÚCLEO DO CONHECIMENTO – Um dos destaques do Ministério do Turismo no Salão, o Núcleo do Conhecimento promove palestras e debates com especialistas, acadêmicos e profissionais do setor. O espaço, que comporta quase mil pessoas, dispõe de cinco ambientes diferentes. A área é palco de mais de palestras sobre inovação, tendências e políticas públicas, oferecendo ao público uma verdadeira imersão em conteúdos estratégicos para o desenvolvimento do turismo.
SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Thais Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias