Confira as recomendações da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) para a contratação de empresas de formaturas e outras empresas de eventos e fuja de futuros problemas e possíveis calotes de prestadoras de serviços que não são formalizadas adequadamente. Estas orientações da ABEOC Brasil foram citadas por Ana Maria Braga no programa Mais Você de 23/02 na reportagem “Golpe de Formatura”.
É muito importante quem contrata empresas de eventos buscar todas as informações de idoneidade da empresa, inclusive certidões negativas de débito (CND’s). O segmento de eventos tem muitos aventureiros e não é de hoje que pessoas e empresas são prejudicadas, por isso, é importante contratar uma empresa associada à uma entidade representativa como a ABEOC Brasil ou outra associação de referência.
Veja algumas dicas para a contratação de empresas de eventos, seja para a realização de formaturas, eventos corporativos ou associativos:
EXPERIÊNCIA DE MERCADO
Durante sua pesquisa por empresas de eventos, procure sempre se informar sobre o tempo de experiência desta no mercado. Selecione aquelas que estão há mais tempo no ramo e já foram responsáveis por eventos importantes, assim você sabe que está contando com os melhores dos melhores. Normalmente, o tempo de experiência vem descrito no portfólio ou no site da empresa, mas, caso não encontre, pergunte através de e-mail de contato ou em visita a empresa.
O QUE A EMPRESA OFERECE
Verifique quais serviços a empresa de eventos cobre. Ela se responsabiliza por tudo? Ou algumas coisas precisam ser resolvidas à parte? Ele tem um bom capital social? Veja se os serviços oferecidos estão de acordo com o que você busca para o seu evento, e verifique através de portfólio o resultado de experiências anteriores.
PROCURE POR REFERÊNCIAS
Antes de fechar contrato, procure por referências da empresa que mais lhe interessou. Vale consultar a opinião de outros clientes já atendidos e até pesquisar por elogios ao serviço. No próprio site da empresa é comum que sejam expostos os elogios ao serviço, mas se algo deu errado isso não será exposto ali. Sites como o Reclame Aqui e até mesmo avaliações no Facebook em relação à empresa podem lhe ajudar. Preste atenção em caso de muitas reclamações ou avaliações negativas.
AVALIE OS ORÇAMENTOS RECEBIDOS
Peça vários orçamentos e compare as propostas das empresas que oferecem os mesmos serviços. Suspeite de propostas com valores muito baixos e experimente barganhar um desconto com aquelas que estejam mais padronizadas com o valor de mercado. Reserve um tempo – e se dedique apenas a isso – para avaliar as propostas recebidas com calma. Observe, também, se tudo o que foi solicitado está presente no orçamento e se não há nada diferente do combinado.
COMPARE AS EMPRESAS CONTATADAS
Organize uma planilha com todos os dados relacionados ao que as empresas de eventos corporativos oferecem. Compare os serviços inclusos, seus valores, sua duração e tudo que é essencial para o evento que você deseja realizar. Dessa forma fica mais fácil selecionar aquela – ou aquelas – propostas que mais se encaixam com o que se está buscando e que são também mais vantajosas.
CONHEÇA A EMPRESA CONTRATADA
Procure verificar pessoalmente a qualidade do serviço oferecido. Todas as empresas contatadas vão tentar lhe convencer de que têm o melhor, mas é preciso saber se isso é mesmo verdade. Peça portfólios por e-mail e marque uma visita para conhecer a empresa. A forma como você é recebido, a abertura para conhecer outros eventos já realizados e a organização da empresa da eventos já falam muito sobre quem você vai contratar.
QUALIDADE DO SERVIÇO OFERECIDO
A melhor empresa é aquela que possui uma alta qualidade no serviço oferecido. Sendo assim, antes de assinar o contrato, é interessante verificar a qualidade do que é feito pela empresa de eventos. O portfólio entrega um pouco disso, mas experimente, por exemplo, pesquisar na internet fotos tiradas pelos participantes ou envolvidos em outros eventos os quais essa empresa esteve envolvida.
EMPRESA ASSOCIADA
Busque uma empresa que faça parte de uma associação representativa, como a Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Conventions & Visitors Bureau e outras entidades de referência. Fazer parte de uma associação é um indicativo de envolvimento no mercado e trabalho coletivo para o fortalecimento do setor.