19.2 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 22, 2025
spot_img

“Povo Fala”: o que o público do Salão do Turismo tem a dizer?

Expectativas, negócios e paixão por viajar são algumas das impressões de quem está no evento promovido pelo Ministério do Turismo em São Paulo (SP)

O Salão do Turismo, em São Paulo (SP), abriu as portas e rapidamente se tornou um ponto de encontro para viajantes, profissionais do setor e entusiastas de tudo o que o Brasil tem a oferecer. Logo no primeiro dia, a feira recebeu um público animado e curioso, reforçando a importância de um evento que une destinos, experiências e oportunidades em um único lugar.

O sucesso inicial do Salão pode ser traduzido em uma palavra: expectativa. Mas, afinal, o que move as pessoas a participarem de um evento como este? Para entender o que está por trás do movimento dos corredores do encontro, a Agência de Notícias de Turismo ouviu as vozes mais importantes: as dos próprios visitantes. No quadro “Povo Fala”, foram relatadas as motivações e impressões de quem estava ali, entre destinos e oportunidades.

Conexões, conhecimentos e descobertas

As conversas com os participantes revelaram uma diversidade de propósitos. Muitos, como Juliana Silva, procuravam conhecimento e networking. “A minha expectativa é absorver um pouco mais de conhecimento sobre as regiões e fazer mais networking nesse segmento”, contou Juliana, visitante paulista ligada a uma agência de viagens.

Para outros, a feira é um espaço de atualização profissional e de busca por novas oportunidades. Carla Correia, da Cooperativa dos Floricultores do Estado da Paraíba, destacou a importância de se reconectar com o mercado após a pandemia de Covid-19. “Estamos retomando as visitas às feiras para nos atualizar com o que está acontecendo”, explicou Carla, ressaltando o interesse em expandir o negócio na agricultura familiar.

Já Salete Moreira, uma nova agente de viagens de São Paulo, foi ao Salão do Turismo explorar o mercado e buscar referências para sua agência, que tem foco no segmento LGBTQIA+. “Quero saber se o Brasil está preparado para este segmento”, afirmou, mostrando que o Salão do Turismo também é um ambiente para discutir inclusão e diversidade.

O Salão como sala de aula

Para estudantes de turismo, como Kethlyn Rosa e Kethelin Fernanda, o Salão é uma extensão da sala de aula. “A faculdade motiva muito os estudantes a frequentar esse tipo de evento”, disse Kethlyn, enquanto Kethelin completou: “aqui já é a mão na massa, estamos vendo na prática o que a gente aprende na teoria”.

As amigas Heloísa Luli, Mairi Caetano e Vitória Rupero, estudantes de agenciamento de viagens, confirmaram a importância prática do evento para a formação. “É fundamental para mostrar pra gente como funciona o setor”, afirmou Heloísa.

De viajantes a expositores

A feira também atrai quem simplesmente ama viajar. José de Souza, por exemplo, que faz cerca de oito viagens por ano, foi ao evento “descobrir destinos pelo Brasil”. Para ele, o Salão do Turismo é uma ferramenta valiosa de planejamento das próximas aventuras.

Do lado dos expositores, o clima é de otimismo. Antonio Carlos Vasconcelos, do estande de Niterói, no Rio de Janeiro, disse que, apesar de ser o primeiro dia do evento, o movimento já estava alto e as expectativas para o evento eram as melhores.

As vozes do “Povo Fala” mostram que o Salão do Turismo é muito mais que uma simples feira. Trata-se de um espaço de aprendizado, de negócios, de descoberta e, acima de tudo, um lugar onde a paixão por viajar e a riqueza cultural do Brasil se encontram.

O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.

Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país com descontos especiais. A iniciativa se alinha ao Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Aline Andrade

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias