Durante o evento foram apresentadas informações sobre o destino Peru e sobre o voo que liga a capital paranaense a Lima
A PROMPERÚ, agência estatal de promoção turística do Peru, realizou um treinamento para mais de 350 agentes de viagens neste mês em Curitiba, Paraná. O objetivo foi manter esses profissionais atualizados sobre os encantos do Peru e mostrar as diversas possibilidades que o destino oferece aos turistas brasileiros.
Durante o evento foram apresentadas diversas atrações turísticas peruanas, com destaque para seis destinos: Lima, Paracas, Cusco, Puno, Arequipa e Ancash. Cada um dos locais explorados no treinamento possui seus próprios encantos.
Cusco foi a capital do Império Inca e apresenta uma arquitetura que mescla tradições incas e espanholas. A cidade é considerada um ponto de partida para quem deseja visitar Machu Picchu, principal atração turística do país e uma das Sete Maravilhas do Mundo. Lima, por outro lado, é um destino vibrante e moderno que investe na revitalização de seu centro histórico e abriga diversos restaurantes premiados, como o Maido, eleito o melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2025.
Outro tema abordado durante o treinamento foi o voo Curitiba-Lima, lançado pela LATAM em outubro de 2024, que facilita a viagem de paranaenses ao Peru. Este ano, a companhia aérea planeja transportar aproximadamente 43 mil passageiros na conexão Brasil-Peru, que também inclui as rotas São Paulo-Lima, Rio de Janeiro-Lima, Brasília-Lima, Porto Alegre-Lima e, a partir de 2 de dezembro, Florianópolis-Lima.
“Curitiba se destaca no Brasil por seu planejamento urbano, qualidade de vida, diversidade cultural e economia forte. Além disso, a capital paranaense é reconhecida como um importante polo comercial na região Sul do país. Entendemos que esse mercado é fundamental para o turismo peruano e, por isso, a PROMPERÚ considera fundamental investir em capacitação para que os agentes turísticos do estado possam ampliar o conhecimento sobre o nosso destino”, explicou Silvia Seperack, assessora econômica e comercial do escritório da PROMPERÚ no Brasil.
Graziella Delicato, gerente executiva de negócios da Motiva, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, destacou a importância desse tipo de capacitação e da conectividade entre o Brasil e o Peru por meio do voo Curitiba-Lima da LATAM. “Este treinamento reflete a importância dos voos diretos para o crescimento do mercado. Até outubro de 2024, aproximadamente 900 passageiros viajavam mensalmente entre Curitiba e Lima em voos de conexão. Com o lançamento do voo direto da LATAM, esse mercado triplicou de tamanho: em janeiro de 2025, eram 3.060 passageiros, 66% dos quais viajaram em voos diretos. Isso demonstra como a conectividade aérea impulsiona a demanda, fortalecendo o turismo e os negócios entre os destinos”, afirmou.
O treinamento contou com o apoio da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (BRAZTOA), da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV Paraná) e da Motiva.