O Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO), comemora seu 38º aniversário sob a administração da Infraero. O terminal, localizado a 7 km do centro da capital rondoniense, conta com voos diretos para Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio Branco (AC).
Em 2016, foram registrados mais de 830 mil passageiros, entre operações de embarques e desembarques.
“O fluxo efetivo de passageiros e cargas no terminal é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. Em função da distância em relação às outras regiões do país, o Aeroporto Jorge Teixeira é a nossa principal porta de entrada”, garante o superintendente do Aeroporto Jorge Teixeira, Carlos Alberto Menezes da Costa.
Além da integração nacional, o superintendente Carlos Alberto destacou o aspecto social do terminal. “Com um ambiente agradável e climatizado, o aeroporto se tornou um atrativo para comunidade. Temos lojas e bons restaurantes onde as pessoas vêm almoçar, jantar e se encontrar”, disse.
O Aeroporto de Porto Velho passou por uma reforma de ampliação em 2002, quando passou a contar com área de 9.350,87 m². Em outubro de 2011, foi feita uma nova ampliação, com acréscimos na praça de alimentação, área de bagagem e embarque e desembarque, passando para 10.500 m² de área construída, oferecendo um ambiente climatizado, informatizado, moderno e funcional.
Em novembro de 2014, com investimentos de R$ 6,8 milhões em obras de infraestrutura e na construção das novas vias de acesso ao sistema de pistas e pátio do aeroporto, uma nova Seção Contra incêndio (SCI) foi entregue aos bombeiros locais.
Projeto arquitetônico
A arquitetura do aeroporto tem referência na história da região, utilizando revestimento com pastilhas de porcelanas em cores alternadas: marrom, que remete ao madeiramento, e vermelho, que lembra as águas do Rio Madeira.