Ficou com alguma dúvida? Confira aqui as principais informações para você aproveitar essa experiência única de conhecer o Brasil sem sair da capital paulista
De 21 a 23 de agosto, o Distrito Anhembi, em São Paulo, vai se transformar em um pedacinho de cada canto do país. O Salão do Turismo, evento gratuito, apresentará aos visitantes produtos e experiências turísticas que diversos destinos brasileiros têm a oferecer.
Prepare-se para conhecer roteiros imperdíveis, aproveitar promoções exclusivas do Feirão do Turismo, participar de palestras e workshops no Núcleo do Conhecimento, assistir a apresentações culturais, saborear delícias do Mercadão da Agricultura Familiar e ainda garantir diversão para as crianças em espaços temáticos e com muitas experiências imersivas.
Garanta já sua vaga fazendo o credenciamento AQUI.
A seguir, respondemos às principais perguntas para você ficar por dentro de todos os detalhes do evento.
1. O evento é gratuito?
Sim. O Salão do Turismo é um evento gratuito realizado pelo Ministério do Turismo para todos os brasileiros e estrangeiros que querem conhecer os destinos e produtos turísticos do Brasil.
2. Preciso fazer credenciamento para participar?
Sim. Para participar do Salão do Turismo é necessário o prévio credenciamento tanto para entrada no espaço do evento, por meio do cadastro geral, quanto para participação no Núcleo do Conhecimento e nos shows de encerramento, que acontecerão nos três dias do evento. Para os shows será necessário o cadastro específico. Todas as informações estão disponíveis na página do Salão.
3. Qual é a idade mínima para participar?
Não tem idade mínima. Mas para a retirada da credencial, no local do evento, os menores de idade devem estar acompanhados dos pais.
4. O evento é acessível para pessoas com deficiência?
O evento é acessível sim. O evento terá as adaptações necessárias às questões de mobilidade, libras e fotossensíveis.
5. Quais são os horários de funcionamento do evento?
O Salão do Turismo funcionará nos seguintes horários:
– Núcleo do Conhecimento: de 08h00 às 12h00 – 13h00 às 16h30
– Salão e Feirão do Turismo: de 12h00 às 20h00
– Shows de Encerramento: de 20h00 às 23h00
6. Haverá transporte gratuito até o evento?
Não há previsão de transporte gratuito.
7. O evento possui estacionamento?
O Anhembi possui estacionamento pago, com mais de 5.800 vagas.
8. O que é o Feirão de Turismo?
O Feirão do Turismo: Conheça o Brasil é uma iniciativa inovadora que busca alavancar a política pública e impulsionar o turismo nacional. O evento tem como objetivo principal promover e apoiar a comercialização de produtos e destinos turísticos, fomentando o mercado doméstico em conformidade com as diretrizes do Plano Nacional do Turismo 2024/2027. Para isso, foram selecionadas mais de 100 empresas que participarão com ofertas promocionais, tanto no espaço físico destinado ao Feirão dentro do Salão do Turismo, entre os dias 21 e 23 de agosto, no formato presencial, quanto no formato online que segue até o dia 27 de agosto nas plataformas de vendas das empresas selecionadas.
9. Terá venda de pacotes turísticos durante o evento?
Sim. No Feirão do Turismo 54 empresas estarão presencialmente comercializando pacotes turísticos com ofertas promocionais.
10. Terá praça de alimentação no local?
Sim. O evento contará com uma praça de alimentação própria, além das opções já disponíveis no interior do Pavilhão de Exposições do Anhembi e em suas proximidades, que incluem restaurantes e lanchonetes. Destaca-se, ainda, a realização simultânea do Mercadão da Agricultura Familiar, que contará com cerca de 69 expositores comercializando produtos alimentícios oriundos da produção associada ao turismo, proporcionando ao público uma experiência gastronômica diversificada e alinhada à valorização dos pequenos produtores.
11. Haverá atividades para crianças?
O espaço contará com algumas ativações voltadas para o público infantil, como a área dos Parques Temáticos e a área da Turma da Mônica.
12. Terá apresentações culturais durante o evento?
Sim. Além dos shows, o evento contará com apresentações culturais levadas pelos representantes dos estados, que ocorrerão sempre a partir das 17h no espaço das macrorregiões.
13. Quais estados estarão representados no evento?
Todos os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados no espaço de promoção do Salão do Turismo.
14. O evento terá espaços de capacitação ou palestras?
Sim. No Núcleo do Conhecimento haverá uma grande variedade de palestras, workshops e atividades de qualificação, além de debates e mesas redondas nos espaços de Diversidade e Inclusão, e de Sustentabilidade.
15. Onde posso consultar a programação do evento?
No site do Salão do Turismo está disponibilizada toda a programação do evento.
16. O evento contará com transfer?
Não haverá transfer.
17. É permitido entrar com alimentos e bebidas?
Não será permitida a entrada com alimentos e bebidas no evento.
18. Posso entrar com mochila ou bolsas grandes?
É permitida a entrada com mochilas e bolsas, mas haverá revista e detectores de metal na entrada do evento.
19. Terá guarda-volumes no local?
Para o público que ficar até a hora dos shows de encerramento, será possível contratar lockers para guarda de volumes e itens adquiridos no Salão.
20. A credencial ou ingresso será retirado na hora?
Será possível a retirada de credencial e ingressos na hora, mas o espaço é sujeito a lotação. Por isso é melhor que seja feito a inscrição prévia no link de credenciamento divulgado na página oficial do Salão.
21. Receberemos algum e-mail de confirmação após a inscrição?
Sim. Após a inscrição o participante receberá o e-mail de confirmação e o QR Code que será bipado na entrada do evento.
22. Posso ir de bicicleta? Há bicicletário no local?
Sim, há bicicletário no Distrito Anhembi.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Nacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo