15 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 8, 2025
spot_img

Rio de Janeiro recebe intercâmbio internacional com foco em juventude e impacto social

Com apoio do Visit Rio, programa, promovido pela Onda Solidária, aproxima estudantes brasileiros e norte-americanos com experiências de educação ambiental, cultura e inclusão

O Rio de Janeiro encerrou, nesta quinta-feira (7), mais uma edição do programa de intercâmbio sociocultural entre Brasil e Estados Unidos, que reúne alunos da The SEED School of Maryland (EUA) e jovens brasileiros envolvidos em atividades sociais e ambientais. A iniciativa conta com o apoio do Visit Rio, que vem apostando na valorização de práticas mais conscientes no turismo. A ideia é promover experiências que aliem inclusão, diversidade e sustentabilidade, de acordo com as diretrizes ESG da Fundação.

“A proposta é promover o Rio de Janeiro por um viés diferente, com uma abordagem mais voltada para a educação e para o intercâmbio multicultural, apresentando a cidade também como um destino para experiências transformadoras. É uma forma de reforçar que o turismo pode ser uma ferramenta de diálogo e conexão entre culturas”, afirma Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio.

 

O objetivo da iniciativa da organização Onda Solidária é proporcionar aos participantes uma vivência de educação ambiental, da história e da cultura da Cidade Maravilhosa. Ao longo de três dias, os jovens participaram de uma programação viabilizada por uma rede de parceiros do Visit Rio comprometidos com a promoção da cidadania e da inclusão.

O programa incluiu visitas ao Fluminense Futebol Clube, ao Parque Bondinho Pão de Açúcar, ao Trem do Corcovado, ao Carnaval Experience e à sede da Gastromotiva, além de atividades em projetos sociais de comunidades cariocas. A agenda também contou com uma visita ao Parque Radical de Deodoro, viabilizada pela Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro (SMEL), que atuou na interlocução e apoio à iniciativa. O espaço desenvolve ações voltadas à inclusão e à transformação social por meio do esporte, reunindo crianças e adolescentes das comunidades do entorno.

“É um prazer receber visitantes na nossa cidade, ainda mais quando há propósitos nobres envolvidos. E o Parque Radical de Deodoro, que é um legado dos Jogos Rio 2016, junta todos eles. Lá, além de diversas opções para a prática esportivas, como a piscina pública, também respira meio ambiente, já que plantamos no local a Floresta dos Atletas, com mais de 13 mil mudas” disse o secretário municipal de esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder.
Fundada por Ricardo Calçado, a Onda Solidária desenvolve há mais de duas décadas projetos que envolvem esporte, cultura e educação como ferramentas de impacto social. O intercâmbio com a escola norte-americana é uma das iniciativas de destaque da organização.

“Uma das características mais especiais dessa experiência é a oportunidade de apresentar aos estudantes americanos a riqueza das nossas raízes culturais, que dialogam profundamente com o que eles também vivenciam na escola. Este ano, temos a alegria de contar com o apoio do Visit Rio, que vem somando de forma decisiva para ampliar o alcance e o impacto dessa experiência. A união de organizações e parceiros comprometidos com a transformação social tem proporcionado momentos inesquecíveis para os jovens americanos no Brasil”, disse Ricardo.

Visita ao Fluminense Football Club – Foto: Mailson Santana

 

Visita ao Carnaval Experience. Divulgação Visit Rio

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias