16.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 7, 2025
spot_img

Mulheres que viajam sozinhas: o Ministério do Turismo quer ouvir vocês!

Sua experiência importa: responda ao formulário que vai ajudar a criar um guia mais seguro, acolhedor e inspirador para o público feminino

Você é mulher e ama viajar? Já viveu uma experiência turística sozinha? Ou atua no setor do turismo como empreendedora, guia, anfitriã ou gestora pública? O Ministério do Turismo quer ouvir a sua voz. Está disponível, até o dia 1º de setembro de 2025, o formulário de escuta para a construção colaborativa do “Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas”, uma iniciativa voltada à promoção de mais segurança, acolhimento e informação para as viajantes solo.

Participe! É só clicar AQUI para responder ao formulário

O questionário é direcionado as mulheres de diferentes perfis e idades, incluindo turistas, profissionais do setor, condutoras, prestadoras de serviços e representantes de coletivos ou movimentos de mulheres no turismo. A proposta é reunir percepções, histórias e sugestões que orientem estratégias mais inclusivas e sensíveis às necessidades femininas no setor.

A escuta pública faz parte da construção de um material inédito, desenvolvido por meio de uma parceria entre o MTur e a UNESCO, dentro de um projeto de cooperação técnica. A ação integra a agenda do Ministério para a promoção de um turismo responsável, seguro e com perspectiva de gênero, alinhada ao Memorando de Entendimento com a ONU Mulheres, firmado em novembro de 2024.

“As mulheres estão cada vez mais presentes nas atividades turísticas, seja como turistas, profissionais ou lideranças. Este guia é uma ferramenta para garantir que elas tenham acesso a um turismo mais seguro, acolhedor e empoderador. Queremos construir essa política ouvindo quem vive o turismo na prática”, destaca Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo.

GUIA – O material será voltado diretamente ao público feminino e trará dicas práticas sobre planejamento, saúde, segurança, direitos e empoderamento, com linguagem acessível e recursos interativos, como checklists, canais de apoio, QR Codes e depoimentos reais. Além de contribuir para a igualdade de gênero (ODS 5), o guia dialoga com a agenda do desenvolvimento sustentável e valoriza o turismo como vetor de transformação social.

“As experiências das mulheres em viagens ainda são atravessadas por inseguranças, assédio e barreiras simbólicas. Com esse material, queremos transformar o turismo em um espaço mais preparado, sensível às diferenças e atento às demandas de gênero”, afirma Carolina Favero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur.

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Viagens e Turismo

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias