24.1 C
São Paulo
sábado, agosto 2, 2025
spot_img

Brasil é reconduzido à presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

Mandato liderado pelo Ministério do Turismo reforça protagonismo do Brasil na agenda internacional de desenvolvimento sustentável do setor 

Durante a 70ª Reunião da Comissão Regional da ONU Turismo para as Américas (CAM), realizada nesta sexta-feira (1º/8), em Lima, no Peru, o Brasil foi oficialmente reconduzido à presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, representando a região das Américas no biênio 2026-2027.

A recondução do Brasil se deu por aclamação fruto de um acordo unânime entre os membros e representa um novo capítulo na liderança do país no cenário global do turismo, reforçando os compromissos assumidos pelo governo brasileiro com o desenvolvimento sustentável, a integração regional e o fortalecimento de políticas públicas inovadoras.

A delegação brasileira foi liderada pela secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, que representou o ministro Celso Sabino na cerimônia. Em seu discurso, Ana Carla destacou a importância da atuação do Brasil em espaços multilaterais e reafirmou o compromisso com os princípios da ONU Turismo.

“É com imensa honra e profundo senso de responsabilidade que agradeço, em nome do Ministro do Turismo, Celso Sabino, a recondução do Brasil à presidência do Conselho Executivo. O turismo é uma das forças mais dinâmicas e transformadoras do desenvolvimento global. Cabe a nós zelar para que esse crescimento seja sustentável, inclusivo e resiliente, gerando oportunidades reais para nossas populações.”

Ana Carla também ressaltou os avanços recentes da organização, como a abertura do Escritório Regional da ONU Turismo no Rio de Janeiro – o primeiro da América Latina – e a promoção do intercâmbio inter-regional por meio de fóruns como o encontro África-Américas.

“O Brasil reafirma seu compromisso com os valores do multilateralismo, da solidariedade regional e da construção de soluções conjuntas para os desafios globais do turismo. Essa recondução é também um reconhecimento do esforço institucional do país, liderado pela Presidência da República, para transformar o turismo em uma política de Estado”, completou Ana Carla.

A nova composição do Conselho Executivo para os ciclos seguintes foi definida da seguinte forma:
• 2026-2027: Argentina, Brasil e Peru
• 2028-2029: Paraguai, Bahamas e República Dominicana

REUNIÃO – A programação da 70ª CAM incluiu a análise dos principais desafios da agenda turística nas Américas, a apresentação da nova Lei Geral do Turismo do Peru, o seminário “Inteligência Artificial e Turismo nas Américas”, com participação de representantes de 26 países, organismos internacionais, academia e setor privado.

Durante a reunião, ficou acordado também que o Dia Mundial do Turismo em 2026 será em El Salvador e que o Paraguai será sede da 71ª CAM (Comissão Regional das Américas) no próximo ano.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias